Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Tamo Junto > Abertas inscrições para a etapa 2 do Auxílio Estudantil

Abertas inscrições para a etapa 2 do Auxílio Estudantil

Prazo vai até o dia 13 de maio
publicado: 02/05/2022 11h13 última modificação: 31/10/2022 10h11
UTFPR contemplou mais de 2 mil estudantes na primeira etapa

O Programa de Auxílio Estudantil recebe inscrições para a segunda etapa de concessão. Desta vez, o processo é voltado para calouros da 2ª chamada do processo seletivo 2022.1.

Podem participar aqueles que tiverem renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo, com matrícula regular nos cursos de técnicos, graduação e Stricto Sensu da Universidade, fazendo, pelo menos, uma disciplina.

Só não vale acumular o auxílio com outras bolsas, caso a soma seja maior que 1,5 salário mínimo, exceto para quem é de: etnia indígena, oriundo de comunidade quilombola ou beneficiado por ajuda de custo em mobilidade internacional.

Para mais informações, acesse o edital.

👍 Conheça as modalidades ofertadas

Alimentação: crédito para duas refeições, de segunda a sexta-feira, e mais uma no sábado, por meio do Restaurante Universitário (RU). Apenas quando o espaço eventualmente não estiver em funcionamento por depósito.

Básica: recurso de R$ 200 mensais para ajudar com custos com material didático, transporte, internet e demais despesas para estudo na UTFPR.

Moradia: valor de R$ 300 mensais para contribuir com o pagamento de despesas com estadia de quem precisa morar fora do domicílio de origem para estudar na Universidade.

💻 Veja como se candidatar

1) Leia e anote a lista de documentos obrigatórios no Anexo A do edital.

2) Faça a digitalização, salvando os arquivos da seguinte forma:
- Formato: PDF, JPG ou PNG
- Tamanho máximo: 2MB cada
- Condições*: sem rasuras, completos e, se houver, com numeração de páginas visíveis
*Caso o documento tenha mais de uma página, colocar em um único arquivo

3) Acesse o Portal do Aluno dentro prazo, clique na opção “Inscrição Auxílio Estudantil”. É só seguir passo a passo. O acesso pode ocorrer em dispositivos móveis pelo navegador Google Chrome.

4) Pronto! Veja o seu protocolo de inscrição. Cada estudante recebe um após a conclusão do processo.

5) Você pode conferir o resultado preliminar diretamente no sistema nas datas indicadas no edital.

6) Se ficar algo pendente, uma notificação vai ser enviada para o e-mail principal cadastrado no Portal do Aluno. Fique atento! A partir do envio deste comunicado, você vai ter três dias úteis para a regularização.

✅ Resultado

O resultado preliminar é enviado por e-mail até 17 de maio pelo Núcleo de Acompanhamento Psicopedagógico e Assistência Estudantil (Nuape).  Se tiver correções a fazer, o candidato vai ter três dias úteis, a partir da data de recebimento da mensagem. No dia 23 do mesmo mês, vai ser atualizado o status após as adequações necessárias. Caso não concorde com algo, dá para entrar com recurso para contestação. A lista de deferimento ou não sai no dia 26 e a relação unificada de contemplados no dia 27.

… Mais sobre

auxílio estudantil da UTFPR ainda deve ter mais duas edições, uma em maio e outra em agosto. O programa é realizado pela Assessoria de Assuntos Estudantis (Assae) da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). Na primeira etapa, foram contemplados 2.383 estudantes, entre veteranos e calouros da 1ª chamada 2022.1.