Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Tamo Junto > Abertas inscrições para bolsistas de licenciatura e de extensão

Abertas inscrições para bolsistas de licenciatura e de extensão

Editais de seleção

Dois editais estão com seleção: um para o programa Licenciando e outro para atuarem nas diretorias de extensão e inovação
publicado: 27/10/2023 10h02 última modificação: 27/10/2023 10h02
Imagem de alunos do Campus Dois Vizinhos

Estudantes que queiram se candidatar em vagas para bolsistas podem participar de dois processos seletivos abertos na UTFPR. O primeiro selecionará propostas de projeto de incentivo à prática pedagógica aos Cursos de Licenciatura da UTFPR, no Programa Licenciando. As inscrições estão abertas até 17 de novembro e serão selecionadas até 20 propostas que contenham um professor coordenador proponente e até três estudantes bolsistas.

Os projetos selecionados receberão apoio financeiro para concessão de bolsas para estudantes, pelo período de até nove meses no valor de R$ 700 mensais. O valor total para este edital é de R$ 378 mil.

Para se inscrever, as propostas devem ser enviadas através do no Sistema Eletrônico de Informação (SEI) com o processo ‘Geral: Análise e Encaminhamento de Documentos’. No campo ‘Especificação’, escrever: Inscrição Edital 57/2023 - PROGRAD. Candidato: Nome Completo. Campus Município.

O resultado preliminar será divulgado até 30 de novembro, com interposição de recursos até 01 de dezembro. O resultado final será publicado no dia 05 de dezembro.

Os objetivos com o Licenciando são selecionar projetos vinculados a cursos de licenciatura que desenvolvam ações sobre a prática pedagógica dos licenciandos no âmbito das escolas da educação básica ou que propiciem a produção de conhecimento sobre a prática pedagógica destes alunos no âmbito da UTFPR. O programa também busca fomentar a política institucional da Universidade para a formação inicial e continuada de professores para a educação básica, através da melhoria da qualidade da formação dos estudantes de licenciatura e da articulação com a educação básica.

Outras informações estão disponíveis no edital de processo de seleção do programa.

O segundo processo de seleção é para escolher 02 bolsistas para atuarem na Diretoria da Agência de Inovação (DIRAGI) e na Diretoria de Extensão (DIREXT).

Este edital receberá R$ 48 mil em recursos da Pró-Reitoria de Relações Empresariais e Comunitárias (PROREC), com o pagamento de duas bolsas de RS 2 mil cada, em 12 meses,

Para se inscrever o candidato deve possuir diploma válido de curso de graduação em nível superior reconhecido pelo MEC, ter atualizado o Currículo Lattes junto ao CNPq e não possuir vínculo empregatício ou bolsa/auxílio em outras ações.

A carga horária de trabalho será de seis horas diárias, totalizando 30 horas semanais. O início está previsto para janeiro de 2024.

As inscrições devem ser feitas até 14 de novembro com o preenchimento do formulário de inscrição e envio dele e da documentação solicitada para oe-mail prorec@utfpr.edu.br.

O resultado preliminar será publicado no dia 20 de novembro, com interposição de recursos até o dia 23. As entrevistas acontecerão nos dias 28 e 29, com o resultado final publicado no dia 06 de dezembro.

Demais critérios de seleção e documentação necessária estão disponíveis no edital do processo seletivo.