Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Tamo Junto > Abertas inscrições para disciplina Indústria 4.0 pelo Programa Cocriação

Abertas inscrições para disciplina Indústria 4.0 pelo Programa Cocriação

Alunos de mestrado e doutorado podem se inscrever até o dia 31 de julho
publicado: 12/07/2022 13h22 última modificação: 14/07/2022 09h53
Programa Cocriação oferta 11 vagas na disciplina Indústria 4.0 do PPGEP de Ponta Grossa (Foto: Freepik)

Estudantes de pós-graduação stricto sensu da UTFPR podem se candidatar até o dia 31 de julho para participar da disciplina Indústria 4.0 do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) do Campus Ponta Grossa. A oferta faz parte do Programa Cocriação, que tem o objetivo de qualificar recursos humanos de alto nível por meio da integração academia-empresa.

A disciplina Indústria 4.0 disponibiliza 11 vagas no Programa Cocriação, sendo uma para cada campus com programa de pós-graduação. As aulas ocorrerão de forma remota no segundo semestre letivo de 2022, que tem início no PPGEP no dia 15 de agosto e finaliza no dia 21 de dezembro. Os encontros síncronos serão sempre às segundas-feiras, das 8h20 às 12h. A carga horária da disciplina é de 45 horas e serão concedidos três créditos.

Os alunos matriculados na disciplina irão desenvolver, em equipes multidisciplinares, projetos relacionados a demandas do setor produtivo e da sociedade em geral. As propostas de projetos são apresentadas por representantes das instituições (indústrias, empresas e ONGs), a execução é coordenada por dois professores e a disciplina será dividida em parte teórica e prática. A parte prática terá auxílio de um grupo de professores da UTFPR e da indústria e a teórica terá participação de professores de diferentes áreas e países.

O processo seletivo é regido pelo Edital PROPPG 19/2022 - Chamada para seleção de estudantes de pós-graduação para participação no Programa Cocriação. Para se inscrever, os candidatos devem enviar e-mail à coordenação de seu programa de pós-graduação, encaminhando arquivo pdf com formulário de inscrição e documentos comprobatórios relacionados no edital. O assunto do e-mail deve ser “Inscrição Edital 19/2022-Cocriação - Nome do candidato”.

No momento da inscrição, o candidato deverá atender alguns requisitos: estar regularmente matriculado em curso de mestrado ou doutorado na UTFPR; não ultrapassar o período total para defesa ou tese, devendo restar, no mínimo, doze meses para integralização de créditos e defesa; não ter sido contemplado anteriormente para cursar disciplina do Programa Cocriação; possuir coeficiente de rendimento escolar igual ou superior a 7,0; não possuir no histórico do curso reprovação por frequência ou nota; ter comprovante de proficiência mínima em língua estrangeira exigida.

Os aspectos a serem considerados no processo de seleção dos alunos são: atendimento dos requisitos do candidato na data da inscrição, adequação da documentação apresentada pelo candidato às exigências do edital e a plena qualificação do candidato com comprovação do desempenho acadêmico e potencial científico para o desenvolvimento dos estudos propostos na disciplina.

As inscrições homologadas serão divulgadas no dia 1º de agosto. Já o resultado preliminar sairá no dia 05 de agosto e o final, no dia 12.

Programa Cocriação

O Programa Cocriação tem como objetivos: complementar e expandir as possibilidades de formação ofertadas pelos programas de pós-graduação stricto sensu no Brasil; oferecer oportunidades para a atualização de conhecimentos técnicos, científicos, tecnológicos e acadêmicos; ampliar o nível de colaboração e de publicações conjuntas entre a comunidade acadêmica, organizações, empresas e projetos interculturais nacionais e internacionais; proporcionar maior visibilidade à pesquisa científica, tecnológica e inovação junto à comunidade empresarial; fortalecer em rede, a partir da multidisciplinaridade, os programas de pós-graduação stricto sensu; e estimular a adoção de novos modelos de gestão da pesquisa por parte dos discentes brasileiros.

Mais informações estão disponíveis no edital de seleção.