Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Tamo Junto > Abertas inscrições para Mobilidade Estudantil Internacional 2023/2

Abertas inscrições para Mobilidade Estudantil Internacional 2023/2

Pré-seleção é válida para 20 instituições parceiras no exterior
publicado: 03/04/2023 11h34 última modificação: 03/04/2023 12h03
Inscrições até 9 de abril

Quer estudar no exterior em uma das instituições parceiras da UTFPR?
Então, participe da Mobilidade Estudantil Internacional no 2º semestre de 2023!

O programa é uma oportunidade de afastamento temporário para uma nova experiência, com o retorno posterior para a UTFPR para a conclusão da graduação. Atenção! Vale lembrar que não está relacionado à transferência ou dupla diplomação.

Interessou? Antes de mais nada, como não há previsão de bolsas ou auxílios nesta modalidade, é importante fazer um planejamento financeiro. Você vai ter direito à isenção de taxas acadêmicas das instituições, mas precisa prever as despesas com emissão de passaporte, requerimento de visto, seguro-saúde internacional com cobertura de acidentes e repatriação, passagens, moradia, alimentação e outras.

Para se candidatar, é preciso estar matriculado regularmente em período, no mínimo, correspondente à metade do curso de graduação. Também tem que: apresentar Coeficiente de Rendimento Absoluto (CRA) de 0,65 ou mais, comprovar proficiência no idioma do país de destino nos níveis B1, B2, C1 e C2, do Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR / QCER), exceto quando for o português.

As inscrições acontecem até 9 de abril em formulário eletrônico, com as informações pessoais, a instituição e o curso escolhidos e a duração pretendida, anexando os comprovantes e a declaração de autorização do anexo I do edital, com a assinatura eletrônica do GOV.BR.

A pré-seleção é feita em duas etapas: primeiro pelo Coeficiente de Rendimento Normalizado (CRN) e a ordem de prioridade no ato de inscrição e o número de vagas. A classificação sai até 11 de abril, com a possibilidade de recurso até o dia 13 do mesmo mês para dirinter@utfpr.edu.br. O resultado é publicado na data seguinte.

Depois disso, é realizada a indicação do nome dos pré-selecionados às instituições para as próximas fases do processo.

Para saber mais detalhes, acesse o edital. Veja os anexos II e III para ver como escolher a instituição, o curso e as disciplinas e conferir as instituições disponíveis.