Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Tamo Junto > Alunas da UTFPR conquistam o 3º lugar na Olimpíada de Empreendedorismo da UFG

Alunas da UTFPR conquistam o 3º lugar na Olimpíada de Empreendedorismo da UFG

Pódio

Equipe desenvolveu um copo a partir de material biodegradável
publicado: 05/04/2023 11h07 última modificação: 10/04/2023 09h04
Projeto começou em uma atividade avaliativa e foi sendo desenvolvida para a competição (Foto: divulgação)

A equipe da UTFPR atingiu a 3ª posição na categoria Negócio Inovador na 9ª Olimpíada de Empreendedorismo Universitário, realizada pelo Centro de Empreendedorismo da Universidade Federal de Goiás (UFG).

O grupo conta com as estudantes do curso de Engenharia Química, do Campus Francisco Beltrão, Amanda de Magalhães, Jeanne Portes e Liara Hirakawa, que receberam um prêmio no valor de R$ 2 mil e um certificado.

O título veio com a criação do “SusTato”, um copo feito a partir de material biodegradável. O primeiro protótipo foi criado no início de 2022 e então os trabalhos continuaram até o grande evento, sob a orientação do professor Juan Carlos Pokrywiecki. “A ideia de participar da olimpíada surgiu de início para criarmos bagagem, pois, éramos três estudantes que ainda estavam no 2º período do curso. No início, nem acreditávamos em uma possível premiação”, conta.

Posteriormente, o produto passou por várias fases de desenvolvimento, incluindo o aprendizado sobre vendas, gestão, marketing e processos. No total, a competição envolveu seis etapas para aprimoramento, validação e aprovação de ideias até chegar ao pódio. “Foram praticamente dois meses de olimpíada. Iniciamos nossa preparação concretizando alguns dados do nosso produto e estudando muito”, detalha Amanda.

Mais sobre
O evento foi organizado, de modo remoto, em dezembro de 2022 pela UFG. Houvem um total de 59 equipes participantes, de 35 instituições de ensino superior de 14 estados brasileiros e do Distrito Federal, de Portugal e dos Estados Unidos. Entre as 11 finalistas, três equipes foram vencedoras em cada categoria, de Negócio Inovador e de Impacto Socioambiental.