Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Tamo Junto > Alunos criam móveis com materiais reciclados para serem doados

Alunos criam móveis com materiais reciclados para serem doados

Na prática

publicado: 04/07/2019 11h23 última modificação: 31/10/2022 10h04

Fazer móveis reciclados e ainda para serem doados! Este foi o jeito diferente de planejar móveis que despertou o interesse de alunos do curso de Engenharia de Produção do Câmpus Medianeira. Através de planejamento e muita arrecadação de materiais reciclados, eles teriam que desenvolver móveis para depois serem doados à Assistência Social de Medianeira, para atender famílias carentes.

A estudante Mariana Goes de Oliveira, por exemplo, destacou a importância de colocar em prática o que aprendem na teoria. “Foi muito bom, pois, quando planejamos, achamos que o projeto será de um jeito. A medida que vamos desenvolvendo a ideia, vemos que ela é diferente do papel. Temos que mudar, temos outras ideias, etc”, destaca. “O melhor de tudo é ainda saber que os móveis serão doados, ou seja, terão uma finalidade social”, completa.

A aluna Kimberley Graziela Veldt também comemora o fato de saírem da sala de aula e terem o contato com o mundo real. “Aprendemos na prática como se faz”.

WhatsAppImage20190628at13.37.46.jpeg

"Quando planejamos, achamos que o projeto será de um jeito. A medida que vamos desenvolvendo a ideia, vemos que ela é diferente do papel"

Mariana Goes de Oliveira

As estudantes desenvolveram um puff feito de pneu reciclado e chapas de MDF. “A execução foi feita através de arrecadação de diversos materiais. No puff que fizemos, ainda tivemos a ideia de fazê-lo com uma tampa móvel para que também funcione como uma espécie de baú para armazenar objetos”, comenta Kimberley.

WhatsAppImage20190628at13.37.44.jpeg

A ideia é da professora da disciplina de Gestão de Projetos, Crislaine Ferrari, lançada aos estudantes do oitavo período. Os alunos confeccionaram além do puff, uma mesa de centro, uma poltrona, um guarda roupa, uma estante e um armário.

Segundo a docente, o comprometimento dos alunos foi muito bom. “Durante a fase de execução, eles buscaram apoio técnico de marceneiros, conseguiram doações de materiais e recursos financeiros provenientes de fontes pessoais e de terceiros, desenvolvendo suas habilidades gestoras, como futuros Engenheiros de Produção”, finaliza.