Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Tamo Junto > Estudantes trocam conhecimento e boas ações com a comunidade

Estudantes trocam conhecimento e boas ações com a comunidade

publicado: 08/07/2019 10h39 última modificação: 31/10/2022 10h04

Cerca de 14 alunos do Câmpus Campo Mourão participam do projeto “Compartilhando Conhecimentos e Ações”. O projeto teve início em 2018, através de um edital da Pró-Reitoria de Relações Empresariais e Comunitárias da UTFPR, e começou com um grupo de cinco alunos e quatro docentes. Hoje já está com 16 alunos e sete professores, além de dezenas de voluntários do Câmpus, profissionais liberais, parcerias externas (incluindo prefeituras e secretarias). As ações acontecem mensalmente e envolvem oficinas, palestras, ações sociais e campanhas, todas relacionadas a questões sociais, meio ambiente, econômicas, etc.

4e053645-736b-4af7-971f-454dcc472d42.jpgUma das alunas participantes, Tatiana da Silva Gonçalves, conta com entusiasmo como o projeto cumpre um dos princípios da universidade que é reverter ações e conhecimento de dentro da universidade para fora dela. “A equipe, de modo geral, é bem dinâmica e interdisciplinar. Atuamos com questões de cultura, preconceitos, racismo, educação, geração de renda, entre outros. Acredito que já foram atendidas cerca de 500 pessoas”, afirma.

“Eu participo com oficinas sobre empoderamento negro, preconceitos, transição capilar e resistência, cultura afro-brasileira, etc”, explica a estudante que diz ver nos participantes o retorno positivo imediato do impacto causado com as atividades.

bonecas abayomi.jpgO estudante Rafael Augusto Caetano Pinto Onesko também participa do projeto. “Eu escolhi o tema de preparo de solos para cultivo de hortaliças por ter interesse neste assunto. Realizamos pesquisas e adquirimos experiência através de uma horta comunitária do professor Euclezio Salvadori, que aplicamos no Lar dos Velhinhos Frederico Ozonan, objetivando integração dos pacientes da entidade, além de um meio de terapia para eles. Foi feito o preparo do solo, germinação das sementes e o plantio com a participação do grupo. Esta ação trouxe benefícios como proporcionar uma terapia ocupacional aos pacientes, além de promover a redução nos custos com a alimentação e aumento da qualidade na saúde, uma vez que estes alimentos não possuem agrotóxicos”, destaca.

“Participar deste projeto foi muito gratificante, tanto no âmbito pessoal quanto acadêmico, pois adquiri conhecimentos teóricos, práticos e amei trabalhar com algo que gosto, ainda mais fazendo uma boa ação para a comunidade”, comemora Rafael.

A idealizadora do projeto é a professora Adriana da Silva Fontes. “A ideia surgiu a partir de uma reflexão sobre a necessidade de ajudar pessoas com problemas financeiros a terem uma capacitação profissional e auxiliá-las a ter uma fonte de renda, tendo em vista a dificuldade dessas pessoas em conseguirem um emprego. Depois disso, as ações só aumentaram”, explica. cm.jpeg

O projeto conta com a participação dos professores, além de Adriana, Devanir Canovas, José Hilton de Araújo, Regiane Gonzales, Gustavo Pricinotto e Marcelo Real Prado.

Entre os alunos, além de Tatiana e Rafael Onesko, participam Ana Cristina Vieira Soares, Caio Medeiros Gonçalves, Erick Rocatelli, Gabrieli Lima Faria, Gabrielly da Silva Andrade, Hadassa Cristina da Silva Barbosa, Iran Ronan Pistelli Bassi, Jamesson Henrique Amancio, Jônatas Marçal Vasques, Leticia Fernanda Bernardino Maciel, Lucas Toshitaka Yatsugafu Longo, Maria Aline Martinez, Mirelly Olinda de Lima e Rafael Rocha Ferreira.

Quem quiser participar do projeto pode entrar em contato com a professora Adriana através do email asfontes@utfpr.edu.br. As ações realizadas são registradas na página do Facebbok do projeto.

cm 4.jpegEm 2018 foram realizadas as  ações:

1. Oficina sobre a Cultura Afro Brasileira difundida através da boneca Abayomi - UTFPR;
  2. Palestra sobre os Caminhos de Peabiru - UTFPR
  3. Campanha de arrecadação de doces referente ao dia das crianças;
  4. Campanha para arrecadação de livros para a Secretaria de Ação Social;
  5. Palestra sobre motivação e depressão;
  6. Curso de iogurte - Clube de mães do Bairro Fortunato Perdoncini;
  7. Curso de sabão - Clube de mães do Conjunto Mendes;
  8. Palestra na semana da Consciência Negra - Colégio Estadual Dr. Osvaldo Cruz;
  9. Oficina de dança com as mães - Clube de mães do Centro da Juventude;
  10. Palestra sobre Negritude e racismo - CEEBEJA – CM;
  11. Auxilio em Campanha para arrecadação de suco de uva para pacientes do Instituto do Câncer – Campo Mourão.

cm 2.jpeg Em 2019 , até o momento, foram realizadas as seguintes ações:

1. Campanha de arrecadação de donativos (utensílios de casa e alimentação) para aluno da UTFPR-CM;
  2. Oficina Passado e Presente Abayomi – Praça de Campo Mourão;
  3. Campanha para arrecadação de roupas para família e aluno da UTFPR;
  4. Atividades sociais no asilo Lar dos Velhinhos de Campo Mourão – PR (leitura, jogos, música, dança, roda de conversas, etc.);
  5. Oficina de potes decorados – Centro de Informação profissional/ Clube de mães;
  6. Palestra Desmitificando o Autismo – UTFPR-CM;
  7. Trilha Solidária – Caminhos de Peabiru – Peabiru;
  8. Doação de produtos para o lar dos velhinhos – Campo Mourão;
  9. Oficina de Decopage - Centro de Informação profissional/ Clube de mães;
  10. Palestra sobre Turismo Educação e Cultura – UTFPR-CM;
  11. Oficina Literatura infantil Africana: da África à Cultura Afro-Brasileira- Unespar;
  12. Palestra: Gêneros contemporâneo: as discursivas (anti) científicas – UTFPR-CM;
  13. Oficina sobre os problemas gerados pelo Glúten e pela lactose para intolerantes a esses – Gabrieli L. Faria - Clube de mães;
  14. Palestra: Você está preparado para o Mercado de trabalho? Prof. Dra. Devanir P. S. Canovas – Centro de iniciação Profissional (26/06/2019);
  15. Elaboração de horta comunitária – Bairro Jardim Araucária (em andamento).