Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Tamo Junto > Alunos já estão na França para participar do programa com Insa-Lyon

Alunos já estão na França para participar do programa com Insa-Lyon

Dupla Diplomação

publicado: 03/09/2019 10h05 última modificação: 31/10/2022 10h04

Mais 12 alunos iniciaram as aulas neste mês de agosto no Instituto Nacional de Ciências Aplicadas de Lyon (Insa Lyon), na França, participantes do programa de dupla diplomação entre a UTFPR e o Instituto francês.

O programa teve início em 2018 e é voltado aos estudantes do primeiro, segundo e terceiro período dos cursos de engenharia da UTFPR, o qual permite que os participantes obtenham o diploma das duas instituições ao concluírem as etapas previstas.

A seleção dos participantes foi realizada no primeiro semestre e os alunos teriam que possuir média maior ou igual a 7 nas provas realizadas nos cursos de nivelamento em matemática específicos para duplo diploma com o Insa-Lyon; e comprovar conhecimento do idioma francês equivalente no mínimo nível A2.

IMG-20190812-WA0020.jpgO Insa-Lyon é considerado uma das maiores escolas de engenharia da França. Para a aluna de Engenharia Civil do Câmpus Curitiba que retornou do programa no final do primeiro semestre, Luiza Bernardinis do Amaral, estudar na instituição francesa é, por si só, a materialização de um sonho. “Ter a possibilidade de obter os dois diplomas é uma oportunidade de ouro. Além de um diploma com enorme reconhecimento a nível internacional, o INSA oferece experiências ímpares. Não é em toda sala de aula de engenharia que encontramos 45% de mulheres, por exemplo, além de nove nacionalidades diferentes representadas”, destaca.

Além disso, a aluna conta como foi passar essa experiência longe da família. “Apesar de todas as dificuldades, no fim, sei que valerá a pena. Não é fácil se inserir em uma cultura diferente da sua, com uma língua diferente e estudar em uma instituição com altíssimo nível de exigência”, completa.

Luiza fez parte da primeira turma de alunos enviados pelo programa e estudou durante um ano na escola francesa.

Dupla diplomação

O Programa de Dupla Diplomação com o Insa-Lyon faz parte das ações da UTFPR para internacionalização de seus cursos de graduação. O Instituto é considerado uma das melhores universidades de engenharia na França. O aluno que concluir todas as etapas previstas no acordo receberá dois diplomas de Engenharia, um expedido pela UTFPR e outro pela instituição conveniada.

Alunos no Insa Lyon