Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Tamo Junto > Aprovado novo regulamento de TCC para os cursos de graduação

Aprovado novo regulamento de TCC para os cursos de graduação

Cogep

Documento traz mudanças na organização e execucação do TCC nas matrizes curriculares
publicado: 22/08/2022 19h09 última modificação: 22/08/2022 19h10
Agora o TCC pode ser desenvolvido em qualquer formato, como monografia, projeto, desenvolvimento de produto e/ou protótipo (Foto: Decom)

O Conselho de Graduação e Educação Profissional (Cogep) aprovou, no dia 5 de agosto, o novo Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso para os Cursos de Graduação da UTFPR. O documento traz algumas mudanças na organização e execução do TCC nas matrizes curriculares das graduações.

Uma delas é que o TCC, agora, pode ser executado através de unidades e/ou componentes curriculares, com carga horária definida no Projeto Pedagógico do Curso (PPC). De acordo com o regulamento anterior, de 2018, o TCC era uma atividade constituída apenas por disciplinas/unidades curriculares previstas nos PPCs. A definição por unidades e/ou componentes deverá ser feita pelos colegiados dos cursos, responsáveis por aprovar os PPCs e as Normas Complementares de TCC.

Outra mudança significativa é que a execução do TCC não precisa mais gerar exclusivamente uma monografia como produto final. De acordo com o artigo 1º do novo regulamento, o TCC pode ser desenvolvido em qualquer formato, como monografia, projeto, desenvolvimento de produto e/ou protótipo, desde que respeitadas as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) específicas do curso.

Com estas alterações, os Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs) e os colegiados terão mais autonomia para proporem inovações para a execucação do TCC, de forma a alinhá-las com as competências a serem desenvolvidas nos estudantes.

TCC

Segundo o regulamento aprovado este mês, o TCC caracteriza-se por uma atividade acadêmica de síntese de conteúdos, integração e aplicação de conhecimentos teóricos e práticos e de articulação de competências, respeitando a metodologia adequada para o desenvolvimento da atividade.

O documento ainda define como objetivos do TCC de graduação na UTFPR: desenvolver a capacidade de aplicação dos conceitos e teorias adquiridas durante o curso de forma integrada; desenvolver a capacidade de planejamento e disciplina para resolver problemas dentro das diversas áreas de formação; despertar o interesse pela aplicação do conhecimento como meio para a resolução de problemas; estimular o espírito empreendedor, por meio de desenvolvimento de projetos; intensificar a extensão universitária, por intermédio da resolução de problemas e identificação de oportunidades existentes nos diversos setores da sociedade; desenvolver a capacidade de análise e de busca de soluções para problemas sociais, políticos, tecnológicos, ambientais, éticos e metodológicos; estimular a construção do conhecimento coletivo; estimular a inter, multi e transdisciplinaridade; estimular a inovação tecnológica, através da transferência de tecnologia, desenvolvimento de patentes e/ou comercialização dos resultados; e estimular a articulação entre ensino, pesquisa e extensão.

Saiba mais sobre o TCC na UTFPR acessando o regulamento.