Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Tamo Junto > Atualizado o cronograma da etapa 3 do Auxílio Estudantil 2022-2023

Atualizado o cronograma da etapa 3 do Auxílio Estudantil 2022-2023

Processo seletivo estipula diferentes prazos para calouros e veteranos
publicado: 19/07/2022 13h31 última modificação: 21/07/2022 13h56
Cada grupo de estudantes tem um prazo específico para inscrição (Foto: Freepik/Decom)

Foi divulgada a retificação de datas da etapa 3 de seleção do programa de Auxílio Estudantil da UTFPR, referente ao edital 2/2022. Benefício tem vigência prevista para o período entre agosto de 2022 e fevereiro de 2023.

Podem participar estudantes matriculados nos cursos técnicos, de graduação ou Stricto Sensu e que cursam pelo menos uma disciplina, com renda familiar per capita de até 1,5 salário-mínimo nacional.

Não é permitido acumular o auxílio com outras bolsas, caso a soma seja maior que 1,5 salário mínimo, exceto para quem é de: etnia indígena, oriundo de comunidade quilombola ou beneficiado por ajuda de custo em mobilidade internacional.

Modalidades de auxílio
- Alimentação: crédito para duas refeições, de segunda a sexta-feira, e mais uma no sábado, por meio do Restaurante Universitário (RU). Apenas quando o espaço eventualmente não estiver em funcionamento o auxílio é feito por depósito.
- Básica: recurso de R$ 200 mensais para ajudar com custos com material didático, transporte, internet e demais despesas para estudo na UTFPR.
- Moradia: valor de R$ 300 mensais para contribuir com o pagamento de despesas com estadia de quem precisa morar fora do domicílio de origem para estudar na Universidade.

Inscrições
Para solicitar o benefício, é preciso fazer inscrição on-line, via Portal do Aluno, com o upload da documentação exigida, digitalizada em formato PDF ou PNG, com tamanho máximo de 2 MB. Cada documento deve ser reunido com todas as páginas em um arquivo, na íntegra e legível.

Quem participou do edital 5/2021 pode aproveitar as informações já cadastradas no formulário socioeconômico e quadro de composição familiar e documentos de identificação civil.

O status de cada inscrição é enviado individualmente por e-mail até 4 de outubro pelo Núcleo de Acompanhamento Psicopedagógico e Assistência Estudantil (Nuape). Se forem necessários ajustes, o candidato tem até três dias úteis para atender a notificação. A classificação preliminar é divulgada no dia 13, com possibilidade de recurso entre os dias 14 e 17. A lista de contemplados está prevista para 20 de outubro.

Confira os prazos:
1º a 12 de agosto
- Veteranos 3a: Matriculados regularmente até a data de inscrição deste grupo de estudantes, incluindo ingressantes 2022.1 que optaram por manutenção de vínculo ou aqueles que tiveram o pedido indeferido nas etapas 1 e 2.

5 a 16 de setembro
- Veteranos 3b: Alunos que estão em trancamento ou que entraram por transferência, aproveitamento ou ex-officio, com matricula regularizada entre 1º de agosto e 16 de setembro.
- Calouros 3c: Ingressantes no processo seletivo 2022.2 com matrícula regular.

Saiba mais detalhes no edital 2/2022.