Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Tamo Junto > 3ª etapa do Auxílio Estudantil abre novo prazo de inscrições de 5 a 16/09

3ª etapa do Auxílio Estudantil abre novo prazo de inscrições de 5 a 16/09

Desta vez, período é voltado para Calouros 3c e Veteranos 3b
publicado: 30/08/2022 09h49 última modificação: 30/08/2022 09h49
Resultado da seleção deve ser divulgado no dia 20 de outubro (Foto: Freepik / Decom)

A 3ª etapa do Programa de Auxílio Estudantil da UTFPR realiza as inscrições para outra categoria de candidatos de 5 a 16 de setembro, de acordo com as regras do edital 2/2022. Benefício tem vigência desde a data de início do recebimento até fevereiro de 2023.

Para concorrer, é preciso ter renda familiar per capita de até 1,5 salário-mínimo nacional, estar matriculado em curso técnico, de graduação ou Stricto Sensu, cursando pelo menos uma disciplina.
Além disso, é preciso ser do grupo de:

- Veteranos 3b, que estão em trancamento ou que entraram por transferência, aproveitamento ou ex-officio, com matricula regularizada entre 1º de agosto e 16 de setembro; ou
Calouros 3c, que ingressaram no processo seletivo 2022.2, com matrícula regular.

Apenas não é permitido acumular o auxílio com outras bolsas, caso a soma seja maior que 1,5 salário mínimo, exceto para quem é de: etnia indígena, oriundo de comunidade quilombola ou beneficiado por ajuda de custo em mobilidade internacional.

Inscrições
Para solicitar o benefício, é preciso fazer inscrição online, por meio do Portal do Aluno, com o upload da documentação exigida, digitalizada em formato PDF ou PNG, com tamanho máximo de 2 MB. Cada documento deve estar na íntegra, legível e com todas as páginas em um só arquivo. Após finalizar os procedimentos, o sistema emite o número do protocolo, que é encaminhado automaticamente para o e-mail principal cadastrado.

Quem participou do edital 5/2021 pode aproveitar as informações já cadastradas no formulário socioeconômico, no quadro de composição familiar e os documentos de identificação civil.

Em apenas uma inscrição, é possível concorrer a uma ou mais modalidades de auxílio. São elas:
Alimentação: crédito para duas refeições, de segunda a sexta-feira, e mais uma no sábado, por meio do Restaurante Universitário (RU). Apenas quando o espaço eventualmente não estiver em funcionamento o auxílio é feito por depósito.
Básica: recurso de R$ 200 mensais para ajudar com custos com material didático, transporte, internet e demais despesas para estudo na UTFPR.
Moradia: valor de R$ 300 mensais para contribuir com o pagamento de despesas com estadia de quem precisa morar fora do domicílio de origem para estudar na Universidade.

A concessão acontece de acordo com a classificação em ordem decrescente do índice de vulnerabilidade socioeconômica.

Resultado
Os candidatos devem acompanhar o status da inscrição, que é enviado individualmente por e-mail até 4 de outubro pelo Núcleo de Acompanhamento Psicopedagógico e Assistência Estudantil (Nuape). Se forem indicados ajustes necessários, o estudante tem até três dias úteis para atender a notificação. A classificação preliminar é divulgada no dia 13, com a possibilidade de recurso entre os dias 14 e 17. A lista de pedidos deferidos ou não está prevista para 20 de outubro, com a relação de contemplados no dia 21.

Cronograma resumido
5 a 16/09 - Inscrições
Até 4/10 - Divulgação de status*
*Prazo para complementação de 3 dias úteis da notificação, caso necessário
13/10 - Classificação preliminar
14 a 17/10 - Período para contestação
20/10 - Relação de deferimento
21/10 - Resultado com os contemplados
31/10 - Lista de Espera

Saiba mais detalhes no edital 2/2022.