Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Tamo Junto > Auxílio Estudantil abre prazo de inscrição para calouros 1e

Auxílio Estudantil abre prazo de inscrição para calouros 1e

Apoio

Prazo é voltado para matriculados na segunda edição de Vagas Remanescentes 2020.2
publicado: 25/03/2021 17h54 última modificação: 31/10/2022 10h08
Alunos de baixa renda solicitar o apoio

Se você entrou na UTFPR pela 2ª fase de Vagas Remanescentes 2020.2, pode solicitar o Auxílio Estudantil de 26 a 31 de março.

Podem se inscrever os calouros com renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo. Também tem que estar regularmente matriculado no técnico, na graduação ou no Stricto Sensu da Universidade, além de estar cursando, no mínimo, uma disciplina.

O único detalhe é que o auxílio não pode ser acumulado com outras bolsas, caso a soma seja maior que 1,5 salário mínimo. São exceções quem é: de etnia indígena, oriundo de comunidade quilombola ou beneficiado por ajuda de custo em mobilidade internacional.

Para mais informações, confira na íntegra o edital 5/2021.

Conheça as modalidades ofertadas:
Alimentação: crédito para duas refeições, de segunda a sexta-feira, e mais uma no sábado, por meio do Restaurante Universitário (RU). Quando o espaço não está em funcionamento, o apoio é de R$ 100 para almoço e de R$ 100 para jantar, por depósito mensal.
Básica: recurso de R$ 200 mensais para ajudar com custos com material didático, transporte, internet e demais despesas para estudo na UTFPR.
Moradia: valor de R$ 300 para contribuir com o pagamento de despesas com estadia para quem precisa morar fora do domicílio de origem para estudar na Universidade.

Confira o passo a passo para inscrição on-line:
1) Leia e anote a lista de documentos obrigatórios no Anexo A do edital.

2) Faça a digitalização, salvando os arquivos da seguinte forma:
- Formato: PDF, JPG ou PNG
- Tamanho máximo: 2MB cada
- Condições*: sem rasuras, completos e, se houver, com numeração de páginas visíveis
*Caso o documento tenha mais de uma página, colocar em um único arquivo

3) Acesse o Portal do Aluno dentro prazo, clique na opção “Inscrição Auxílio Estudantil”. O acesso pode ocorrer em dispositivos móveis pelo navegador Google Chrome.
- Faça a autenticação novamente no sistema
- Responda ao questionário
- Preencha o quadro de composição familiar
- Selecione as modalidades do auxílio
- Faça o upload da documentação exigida no Anexo A.
- Clique no botão "enviar inscrição".

4) Pronto! Veja o seu protocolo de inscrição. Cada estudante recebe um após a conclusão do processo.

5) Você pode conferir o resultado preliminar diretamente no sistema nas datas indicadas no edital.

6) Se ficar algo pendente, uma notificação vai ser enviada para o e-mail principal cadastrado no Portal do Aluno. Fique atento! A partir do envio deste comunicado, você vai ter três dias úteis para a regularização.

Outras datas importantes
A relação de inscrições deferidas ou não vai ser publicada no dia 13 de abril, via sistema, pelo Núcleo de Acompanhamento Psicopedagógico e Assistência Estudantil (Nuape). O período para recurso acontece entre 14 e 15 do mesmo mês. O resultado da lista unificada de contemplados sai no dia 20 de abril e a lista de espera no dia 4 de maio.

Mais sobre o programa
Esta é a primeira etapa de concessão do auxílio estudantil da UTFPR, com período de vigência entre março de 2021 e fevereiro de 2022. Outras duas etapas também estão previstas, uma para iniciar a seleção em junho e a outra em setembro deste ano. O programa é realizado pela Assessoria de Assuntos Estudantis (Assae) da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd).