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Auxílio Estudantil recebe inscrições para calouros e outros veteranos

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Prazo vai de 20 a 31 de março
publicado: 17/03/2023 11h08 última modificação: 17/03/2023 11h27

De 20 a 31 de março, ficam abertas as inscrições para o Auxílio Estudantil 2023-2024 para mais dois grupos de alunos da UTFPR. São eles: Veteranos ‘1b’, trancados no período 2022/2 ou transferidos, via edital de transferência e aproveitamento de curso ou ex officio; e Calouros ‘1c’, ingressantes pelo Sisu 2023/1.

O programa visa atender estudantes da UTFPR com renda familiar per capita de até 1,5 salário-mínimo. Para concorrer, é preciso estar com a matrícula regular e fazer, no mínimo, uma disciplina, nos cursos técnicos, de graduação ou Stricto Sensu da Universidade. Só não vale acumular o auxílio com outras bolsas, caso a soma seja maior que 1,5 salário-mínimo, exceto para quem é: de etnia indígena, de comunidade quilombola ou beneficiado por ajuda de custo em mobilidade internacional.

Para os veteranos contemplados no edital do programa 2022, é preciso não ter reprovação em mais de 33% das disciplinas cursadas no período letivo anterior. Se tiver alguma justificativa a apresentar, é possível entrar com pedido de reconsideração junto ao Núcleo de Acompanhamento Psicopedagógico e Assistência Estudantil (Nuape).

 

⭐ Conheça as modalidades ofertadas

Os estudantes podem solicitar uma ou mais modalidades: Alimentação, Básico e Moradia. Confira mais detalhes sobre cada um deles:

🍝 Alimentação – crédito ou autorização para refeição nos Restaurantes Universitários (RU) da UTFPR, para almoço e/ou jantar, de segunda a sexta-feira e mais, nos campi em que há o fornecimento, o almoço no sábado. Se houver casos em que não esteja em funcionamento em dias letivos, é feito o deposito em conta bancária no valor de R$ 100 para almoço e R$ 100 para jantar.

📖 Básico – recurso de R$ 250 mensais para ajudar com custos com material didático, transporte, internet e demais despesas para as atividades na UTFPR.

🏠Moradia – valor de R$ 350 mensais para contribuir com as despesas do aluguel de quem precisa morar fora do domicílio de origem para estudar na Universidade.

 

💻 Inscrições on-line

Acesse o Portal do Aluno e faça o upload dos documentos exigidos no edital, em formato PDF ou PNG. Cada documento deve ter tamanho máximo de 2 MB, com conteúdo na íntegra, legível e com todas as páginas em um só arquivo. Depois de concluir, veja o número do protocolo no seu e-mail.

Se você participou da seleção em 2022, dá para aproveitar as informações do formulário socioeconômico e do quadro de composição familiar, além dos documentos de identificação civil de todos os membros do grupo familiar homologados no sistema. Só não esqueça de atualizar o que for necessário para se inscrever.

 

📑 Resultado

A concessão acontece de acordo com a classificação em ordem decrescente do índice de vulnerabilidade socioeconômica. Os inscritos devem ficar atentos ao e-mail, para verificar o resultado preliminar, a ser enviado pelo Nuape até 11 de abril.

Se tiver correções a fazer, o candidato vai ter três dias úteis, a partir da data de recebimento da mensagem, para a regularização. No dia 17 do mesmo mês, vai ser atualizado o status após as adequações. Caso não concorde com algo, dá para entrar com recurso para contestação entre os dias 18 e 19. A lista de deferimento ou não sai no dia 25 e a relação unificada de contemplados no dia 26. 

Mais informações na página do edital.