Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Tamo Junto > BiblioTec: plataforma disponibiliza milhares de publicações online

BiblioTec: plataforma disponibiliza milhares de publicações online

Acervo Digital

publicado: 30/03/2020 21h31 última modificação: 31/10/2022 10h05
Bibliotec UTFPR (Imagem: Decom)

Manter as leituras e os estudos em dia nem sempre é fácil, principalmente em tempos de isolamento social. Nessas horas, nada como contar com a ajuda da tecnologia, não é mesmo?

O Bibliotec, plataforma de livros digitais da UTFPR, permite que os alunos possam acessar milhares de livros e artigos científico por meio de qualquer conexão com a internet. Com a ferramenta, os estudantes podem acessar em seus computadores e celulares qualquer material do acervo, que conta com mais de 180 mil e-books, 45 mil periódicos, 8 mil livros digitais e 17 mil normas técnicas.

A plataforma reúne em seus resultados os conteúdos do Portal de Periódicos Capes, de bases de livros digitais como Ebsco Ebooks, Minha Biblioteca, e a base do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Além disso, a busca integrada inclui os obras de outros portais e repositórios próprios da universidade.

O serviço de busca é dividido em quatro abas, cada uma feita para pesquisar por títulos em diferentes partes do acervo total da biblioteca. Ao usar a aba Busca Integrada, a busca será feita em todo o acervo, sem segmentação. A aba Bases de Dados é feita para quando o aluno desejar consultar apenas o material digital, enquanto a aba Acervo Físico (Pergamum) é para consultar apenas os títulos físicos. Há também como optar pela aba Portal de Informação para acessar obras da produção científica e acadêmica da própria UTFPR.

E claro que não faltam opções para obter todo esse material da forma que cada aluno preferir: o BiblioTec disponibiliza diferentes formas de de download, audiodescrição, tradução e também exportação das obras para gerenciadores bibliográficos.

Ficou prático, não é mesmo? Para acessar a plataforma, basta entrar na página do BiblioTec, no portal da Universidade.