Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Tamo Junto > Calouros da 2ª chamada podem pedir auxílio estudantil de 3 a 12/05

Calouros da 2ª chamada podem pedir auxílio estudantil de 3 a 12/05

Inscrições são feitas por meio do Portal do Aluno
publicado: 05/04/2023 08h45 última modificação: 10/04/2023 09h02
Vigência a partir de maio de 2023

Os calouros da UTFPR que entraram pela 2ª chamada 2023/1 podem solicitar auxílio estudantil de 3 a 12 de maio, de acordo com a retificação publicada no edital. O programa visa atender estudantes da UTFPR com renda familiar per capita de até 1,5 salário-mínimo.

Para concorrer, é preciso estar com a matrícula regular e fazer, no mínimo, uma disciplina, nos cursos técnicos, de graduação ou Stricto Sensu da Universidade. Só não vale acumular o auxílio com outras bolsas, caso a soma seja maior que 1,5 salário-mínimo, exceto para quem é: de etnia indígena, de comunidade quilombola ou beneficiado por ajuda de custo em mobilidade internacional.

A vigência para este público será de maio deste ano até fevereiro de 2024. Outra etapa de seleção deve ser realizada no segundo semestre, com implementação de agosto de 2023 a fevereiro do próximo ano.

⭐ Conheça as modalidades ofertadas

Os estudantes podem solicitar uma ou mais modalidades: Alimentação, Básico e Moradia. O valor de duas delas foi ampliado: o Básico vai de R$ 200 para R$ 250 mensais; e o Moradia vai de R$300 para R$ 350 mensais. Confira mais detalhes sobre cada um deles:

🍝 Alimentação – crédito ou autorização para refeição nos Restaurantes Universitários (RU) da UTFPR, para almoço e/ou jantar, de segunda a sexta-feira e mais, nos campi em que há o fornecimento, o almoço no sábado. Se houver casos em que não esteja em funcionamento em dias letivos, é feito o deposito em conta bancária no valor de R$ 100 para almoço e R$ 100 para jantar.

📖 Básico – recurso de R$ 250 mensais para ajudar com custos com material didático, transporte, internet e demais despesas para as atividades na UTFPR.

🏠Moradia – valor de R$ 350 mensais para contribuir com as despesas do aluguel de quem precisa morar fora do domicílio de origem para estudar na Universidade.

💻 Inscrições on-line

Os alunos devem fazer a solicitação do benefício, dentro do prazo estipulado, por meio do Portal do Aluno. Para isso, é preciso fazer upload dos documentos exigidos no edital, em formato PDF ou PNG. Cada documento deve ter tamanho máximo de 2 MB, com conteúdo na íntegra, legível e com todas as páginas em um só arquivo.

Após finalizar os procedimentos, o sistema emite o número do protocolo, que é encaminhado automaticamente para o e-mail principal cadastrado.

Os estudantes que participaram da seleção em 2022 podem aproveitar as informações do formulário socioeconômico e do quadro de composição familiar, além dos documentos de identificação civil de todos os membros do grupo familiar homologados no sistema, devendo atualizar o que for necessário e se inscrever.

📑 Resultado

A concessão acontece de acordo com a classificação em ordem decrescente do índice de vulnerabilidade socioeconômica. Os inscritos devem ficar atentos ao e-mail, para verificar o resultado preliminar, a ser enviado pelo Nuape de 3 a 16 de maio.

Se tiver correções a fazer, o candidato vai ter três dias úteis, a partir da data de recebimento da mensagem, para a regularização. No dia 22 do mesmo mês, vai ser atualizado o status após as adequações. Caso não concorde com algo, dá para entrar com recurso para contestação entre os dias 23 e 24. A lista de deferimento ou não sai no dia 25 e a relação unificada de contemplados no dia 26.

Mais informações na página do edital.