Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Tamo Junto > Cinco motivos para participar do SEI-Sicite 2023

Cinco motivos para participar do SEI-Sicite 2023

Inscreva-se!

Evento ocorre de 20 a 23 de novembro no Campus Ponta Grossa
publicado: 15/09/2023 14h22 última modificação: 15/09/2023 14h26
Submissão de trabalhos deve ser feita até 20 de setembro e inscrição como ouvinte, até 15 de novembro (Foto: Freepik)

Tá sabendo que entre os dias 20 e 23 de novembro serão realizados os seminários de Extensão e Inovação e de Iniciação Científica e Tecnológica (SEI-Sicite) no Campus Ponta Grossa? Quem é bolsista ou voluntário em projetos de iniciação científica, tecnológica e extensão da UTFPR deve obrigatoriamente participar dos eventos apresentando seus trabalhos. Mas, se este não é o seu caso, confira aqui cinco motivos para se inscrever no SEI-Sicite.

1) Aprofundamento do conhecimento

Durante o SEI-Sicite, são apresentados os trabalhos de pesquisa, inovação e extensão realizados em todos os campi da UTFPR durante os últimos meses. É um momento ímpar para quem ainda não participa destas atividades conhecer as oportunidades. E, com as palestras, que serão transmitidas online, os participantes poderão aprofundar o conhecimento atual sobre diversas temáticas, especialmente as relacionadas ao tema deste ano: “Ciência e tecnologia na era da inteligência artificial (IA): desdobramentos no ensino, pesquisa e extensão”.

2) Desenvolvimento de habilidades

Além de todas as habilidades e conhecimentos técnicos adquiridos pelos estudantes no desenvolvimento das suas atividades de pesquisa e extensão, o preparo e redação dos resumos, as apresentações dos trabalhos, a participação como monitores de salas e em outras atividades no evento são oportunidades para desenvolver habilidades interpessoais relevantes no mundo do trabalho.

3) Contribuição para a comunidade acadêmica

Todo o conhecimento gerado pelos pesquisadores e extensionistas com suas equipes de trabalhos no nível da graduação na UTFPR, desde o segundo semestre de 2022 até o momento, será divulgado no SEI-Sicite e ficará disponível para acesso posterior, dando assim publicidade e reconhecimento aos estudos desenvolvidos. Toda esta informação poderá ser acessada para consulta acadêmica e aprimoramento de atividades futuras. Assim, quem participa do SEI-Sicite, especialmente apresentando trabalhos, está dando uma grande contribuição para a comunidade acadêmica interna e externa à nossa Universidade.

4) Networking e conexões

Somos uma grande Universidade! Estar em 13 municípios diferentes por vezes traz obstáculos para nossas interações. Apesar de todo o avanço tecnológico possibilitar inúmeras reuniões a distância, nada se compara a estar presente no mesmo espaço físico para conhecer e trocar ideias com colegas e professores de outros campi. Para os que participarão de forma presencial, muitos momentos e locais de interação estão programados. Além de conhecimento técnico e aprendizado significativo, a diversão também estará presente! Aproveite a oportunidade para conhecer pessoas e construir novos vínculos.

5) Construção do currículo

A matriz curricular é o ponto de partida da formação acadêmica. No entanto, a construção do currículo é uma decisão individual. Participar de projetos, atividades e eventos extracurriculares enriquece a formação acadêmica e pode ser diferencial não apenas ao se buscar colocação profissional, mas também para se destacar em um mundo competitivo.

As inscrições para o SEI-Sicite já estão abertas, são gratuitas e devem ser feitas até 20 de setembro, caso você vá submeter algum trabalho, ou até 15 de novembro, caso a participação seja apenas como ouvinte. A programação completa está disponível após a publicação dos trabalhos selecionados para apresentação presencial, prevista para 30 de outubro.

Para mais informações, acesse o site do evento.