Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Tamo Junto > Confira o cronograma de inscrições para a etapa 2 do Auxílio Estudantil 2023

Confira o cronograma de inscrições para a etapa 2 do Auxílio Estudantil 2023

Veteranos ‘2a’ devem solicitar até 18 de agosto
publicado: 07/08/2023 11h34 última modificação: 09/08/2023 09h03
Inscrições acontecem pelo Portal do Aluno (Foto: Freepik)

Vai começar a seleção da etapa 2 do Auxílio Estudantil 2023, com vigência entre agosto deste ano e fevereiro de 2024.

Para se candidatar, é preciso ter renda familiar per capita de até 1,5 salário-mínimo nacional e estar com a matrícula regular nos cursos técnicos, de graduação ou pós-graduação Stricto Sensu.

Só não vale acumular o auxílio com outras bolsas, caso a soma seja maior que 1,5 salário-mínimo, exceto para quem é: de etnia indígena, de comunidade quilombola ou beneficiado por ajuda de custo em mobilidade internacional.

Se liga no cronograma a seguir!

Até 18 de agosto
- Veteranos ‘2a’: estudantes com a matrícula regular, incluindo os que entraram em 2023/1 e pediram manutenção de vínculo, além dos que obtiveram indeferimento na etapa 1 de concessão deste edital.

De 21 de agosto a 1º de setembro
Calouros ‘2c’, que são ingressantes pelo Sisu ou pelo vestibular 2023/2;
Veteranos ‘2b’, em trancamento, transferência ou aproveitamento de curso, via edital ou ex officio, que tenham a regularização da matrícula no período entre as inscrições do grupo ‘2a' e do ‘2b’.

Para mais informações, acesse a página do edital.

💻 Inscrições on-line
Os alunos devem fazer a solicitação do benefício, dentro do prazo estipulado, por meio do Portal do Aluno. Para isso, é preciso fazer upload dos documentos exigidos no edital, em formato PDF ou PNG. Cada documento deve ter tamanho máximo de 2 MB, com conteúdo na íntegra, legível e com todas as páginas em um só arquivo.

Após finalizar os procedimentos, o sistema emite o número do protocolo, que é encaminhado automaticamente para o e-mail principal cadastrado.

Os estudantes que participaram da seleção em 2022 podem aproveitar as informações do formulário socioeconômico e do quadro de composição familiar, além dos documentos de identificação civil de todos os membros do grupo familiar homologados no sistema, devendo atualizar o que for necessário e se inscrever.

📑 Resultado
A concessão acontece de acordo com a classificação em ordem decrescente do índice de vulnerabilidade socioeconômica. Os inscritos devem ficar atentos ao e-mail, para verificar o resultado preliminar, a ser enviado pelo Núcleo de Acompanhamento Psicopedagógico e Assistência Estudantil (Nuape) até 12 de setembro.

Se tiver correções a fazer, o candidato vai ter três dias úteis, a partir da data de recebimento da mensagem, para a regularização. No dia 18 do mesmo mês, vai ser atualizado o status após as adequações. Caso não concorde com algo, dá para entrar com recurso para contestação entre os dias 19 e 20. A lista de deferimento sai no dia 25 e a relação unificada de contemplados no dia 26.

⭐ Conheça as modalidades ofertadas
Os estudantes podem solicitar uma ou mais modalidades:
- Alimentação – crédito ou autorização para refeição nos Restaurantes Universitários (RU) da UTFPR, para almoço e/ou jantar, de segunda a sexta-feira e mais, nos campi em que há o fornecimento, o almoço no sábado. Se houver casos em que não esteja em funcionamento em dias letivos, é feito o deposito em conta bancária no valor de R$ 100 para almoço e R$ 100 para jantar.

- Básico – recurso de R$ 250 mensais para ajudar com custos com material didático, transporte, internet e demais despesas para as atividades na UTFPR.

- Moradia – valor de R$ 350 mensais para contribuir com as despesas do aluguel de quem precisa morar fora do domicílio de origem para estudar na Universidade.

📖 Mais sobre
O Auxílio Estudantil da UTFPR contemplou 2.605 estudantes com uma ou mais modalidades de auxílio solicitadas. Ao todo, são 6.891 benefícios concedidos, com um investimento de R$ 19.091.481,26. Promovido pela Assessoria de Assuntos Estudantis (Assae), o programa agora segue com a segunda etapa de seleção deste ano.