Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Tamo Junto > Edital distribui 3.505 pacotes de dados de internet

Edital distribui 3.505 pacotes de dados de internet

Alunos conectados

Programa apoia estudantes de baixa a renda para a realização de atividades remotas
publicado: 18/12/2020 19h40 última modificação: 31/10/2022 10h06
Programa oferta mais de 3,5 mil pacotes de dados (Imagem: Decom)

A Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional da UTFPR publicou nesta quinta (17) o edital do projeto Alunos Conectados, que prevê a distribuição de até 3.505 chips de telefonia móvel com pacotes de dados de internet. A seleção é resultado de um convênio com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e o Ministério da Educação.

O objetivo é apoiar estudantes que se encontram em declarada situação de vulnerabilidade socioeconômica, para desenvolvimento de suas atividades acadêmicas no período de Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs). Os pacotes de dados, de 20 GB (giga bytes), terão validade de 30 dias (não cumulativos), sendo renovados automaticamente a depender da continuidade de realização de atividades acadêmicas de forma remota.

Para participar do programa, o estudante precisa estar matriculado, em ao menos uma disciplina na modalidade remota no período letivo vigente, em cursos de graduação ou da educação profissional técnica de nível médio da UTFPR. Também é exigido renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo nacional, que deve ser atestada por meio da Declaração de Composição Familiar e Renda - disponível no Anexo I do edital.

As inscrições para o processo de seleção estão divididas em duas fases, de acordo com cada grupo de estudantes e respectivos período. Para os estudantes veteranos que estejam regularmente matriculados ou calouros que estejam munidos da solicitação de matrícula no câmpus até 18 de dezembro, as inscrições ficam abertas até 8 de janeiro.

De 22 de fevereiro a 5 de março de 2021, podem se inscrever: estudantes que realizaram o destrancamento de curso e de programas de mobilidade nacional e/ou internacional, com retorno às atividades no 1º período de 2021 (referente à 2020/2); estudantes reingressantes via Sisu no 1º período de 2021 (referente à 2020/2), que não realizaram a inscrição no prazo estabelecido para a fase 1; transferidos que ingressaram no campus via edital de transferência e/ou aproveitamento de curso para início das atividades no 1º período de 2021; e estudantes com matrículas efetivadas após o primeiro dia de aula do 1º período de 2021 (referente à 2020/2).

O resultado final da fase 1 de inscrições será publicado no dia 28 de janeiro. Para mais informações, acesse o edital normativo do programa.