Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Tamo Junto > Equipe da UTFPR conquista 2º lugar no Desafio Renault Transformation Day

Equipe da UTFPR conquista 2º lugar no Desafio Renault Transformation Day

Indústria

Grupo com dez alunos e três professores de Curitiba venceu o desafio de design
publicado: 12/12/2023 18h25 última modificação: 13/12/2023 10h33
Grupo com dez alunos e três professores de Curitiba venceu o desafio de design (Foto: Divulgação)

Uma equipe da UTFPR formada por alunos e professores do Campus Curitiba conquistou o segundo lugar no Desafio Renault Transformation Day, realizado na fábrica de São José dos Pinhais, no dia 30 de novembro. Além da UTFPR, outras 11 instituições de Curitiba participaram do desafio: UniBrasil, UniCesumar, Universidade Positivo, Uninter, UniOpet, FAE, UniCuritiba, PUCPR, UFPR, UniSenai/PR e Tuiuti.

A competição teve início em setembro com o sorteio de seis desafios propostos entre as 12 instituições. A UTFPR, juntamente com a UFPR, recebeu o desafio de design, que pedia a apresentação de uma proposta de uma nova genética de Design/estilo da nova geração, considerando a evolução de carros a combustão para carros elétricos. Os outros cinco desafios foram de engenharia de processos, supply chain, engenharia de produto, IS/IT & digital e direção fabricação veículos.

Cada desafio teve uma equipe campeã e a UTFPR foi a melhor no design. Para isso, o grupo desenvolveu a proposta de um carro elétrico do futuro usando novas tecnologias e a partir do conceito “cases” (em português: conectado, autônomo, compartilhado, elétrico e sustentável).

Em uma segunda etapa, a Universidade disputou com as outras cinco instituições vencedoras dos desafios (FAE, UniCesumar, Uninter, UniSenai/PR e PUCPR) para a escolha da melhor ideia. A campeã geral do Desafio Renault Transformation Day foi a FAE, com a UTFPR ficando em segundo lugar.

Dez alunos de Design, Engenharia Mecânica, Engenharia Ambiental e do Programa de Pós-Graduação em Física e Astronomia (PPGFA) e três professores dos departamentos de Design e Mecânica fizeram parte da equipe da UTFPR. Entre os critérios para a formação das equipes em cada instituição estavam a inclusão e a diversidade, tendo a Renault solicitado que pelo menos metade dos integrantes fossem mulheres. Além disso, o grupo da UTFPR contou com a mentoria de Camila Santos, funcionária da Renault.

Conheça a equipe da UTFPR

Daniella Devecchi (Design)
Igor Pozza (Design)
Caio Alves (Design)