Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Tamo Junto > Equipe da UTFPR ensina Química em escolas públicas no formato Escape Room

Equipe da UTFPR ensina Química em escolas públicas no formato Escape Room

Jogo

Iniciativa faz parte do Programa Licenciando da UTFPR
publicado: 30/03/2023 11h49 última modificação: 30/03/2023 11h49
Jogo gera aprendizado e prende atenção de estudantes (Foto: divulgação)

Já pensou em aprender Química dentro de um game?

Essa iniciativa já existe dentro de um projeto do Programa Licenciando da UTFPR, em que estudantes e professores da Universidade levam conhecimento para dentro das escolas públicas.

Eles criaram o “Escape Classroom”, um jogo em que alunos têm que resolver enigmas, dentro de uma situação problema para conseguir sair da sala. Os participantes têm um tempo limitado de 60 minutos para encontrar as soluções.

O projeto tem por objetivo auxiliar o processo de ensino-aprendizagem por meio de uma inovação didática. “O jogo gera engajamento, prende muita a atenção, uma vez que os alunos precisam utilizar na prática os conteúdos teóricos que aprendem em sala de aula”, explica o bolsista do programa de Licenciatura em Química, Gabriel Pereira da Silva.

“A experiência foi sensacional! Ela me serve de ferramenta didática poderosa, que posso aplicar em sala de aula, em diferentes contextos"

A iniciativa é coordenada pela docente Cristiane Rezzadori, com a colaboração das professoras Alessandra Stevanato, Nariza Harb e Tatiane dal Bosco e de estudantes do curso de Licenciatura em Química. “A experiência foi sensacional! Ela me serve de ferramenta didática poderosa, que posso aplicar em sala de aula, em diferentes contextos, com diversos conteúdos, não apenas de Química, mas em qualquer outra área da ciência”, diz.

Com essas e outras iniciativas, o Programa Licenciando permite uma formação diferenciada aos estudantes dos cursos de Licenciatura, por meio da atuação no âmbito das escolas da educação básica, com a produção de conhecimento sobre a prática pedagógica. Para isso, o edital da UTFPR elege propostas de docentes para auxiliar com o custeio e conceder até quatro cotas de bolsas de R$500 mensais para atuação em 12 horas semanais.

Mais sobre

A UTFPR tem um total de 661 bolsistas de Licenciatura  e outros 55 voluntários em programas de: Iniciação à Docência (Pibid), Residência Pedagógica (PRP),  Licenciando e Iniciação Científica.