Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Tamo Junto > Equipe Pato a Jato bate novo recorde da América Latina

Equipe Pato a Jato bate novo recorde da América Latina

Competição

Estudantes da UTFPR foram os mais premiados da disputa
publicado: 20/04/2023 13h46 última modificação: 20/04/2023 13h46
Time durante a premiação do evento (Foto: divulgação)

A Pato a Jato da UTFPR acelerou na Shell Eco-Marathon Américas, em Indianápolis (Estados Unidos), entre 12 e 16 de abril, disputando contra 70 equipes de diversas universidades de vários países.

O time do Campus Pato Branco cravou um novo recorde de eficiência energética com 768,9 km/l de etanol da América Latina.

Além disso, foi também o mais premiado da competição, com: a 2ª colocação na pista, os dois primeiros lugares em Organização, Projetos e Segurança, que avalia se os membros estão seguros durante a realização de tarefas no dia a dia; e a 2ª colocação em Telemetria, que é a medição de dados em modo remoto.

“Isso é algo que será sempre lembrado por nós: poder representar, em uma competição deste nível, o nosso país e a nossa universidade, colocando a UTFPR junto com as maiores do mundo"

Ainda, o grupo conquistou o Prêmio de Inovação Técnica, por terem adaptado uma parte do carro com uma peça, criada a partir de uma fibra da Amazônia.

Depois de desenvolver e testar o veículo durante um ano inteiro, a equipe volta para casa com a premiação de R$50 mil. O líder da equipe João Pedro Veinhal conta que é uma memória inesquecível. “Isso é algo que será sempre lembrado por nós: poder representar, em uma competição deste nível, o nosso país e a nossa universidade, colocando a UTFPR junto com as maiores do mundo”, diz.

Esta foi a segunda vez que a Pato a Jato foi vice-campeã na competição latino-americana. E o trabalho não para por aqui. João afirma que eles seguem com muitos planos para o futuro.

“A equipe almeja sempre evoluir e chegar mais longe, além do objetivo do 1º lugar no ano que vem, estamos entrando na categoria conceito urbano, que será um veículo totalmente elétrico e voltado para as ruas”, conclui.

🦆 Voa, Pato a Jato! 🚀