Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Tamo Junto > Equipes da UTFPR ficam entre as cinco melhores da Etapa Sul do Baja SAE

Equipes da UTFPR ficam entre as cinco melhores da Etapa Sul do Baja SAE

Grupos de alunos terminaram a competição em segundo, quarto e quinto lugares
publicado: 13/11/2023 15h48 última modificação: 13/11/2023 15h48
Orientadores e alunos das equipes Pato Baja, Imperador e Procobaja, que terminaram a competição em segundo, quarto e quinto lugares (Foto: Divulgação)

As equipes da UTFPR que participam do programa Baja SAE Brasil se destacaram na Etapa Sul 2023, realizada entre 3 e 5 de novembro, em Criciúma (SC). No ranking geral, os alunos da Universidade conquistaram o segundo, quarto, quinto e 12º lugares dentre 21 grupos inscritos.

Com o segundo lugar geral, a equipe Pato Baja, do Campus Pato Branco, foi a mais bem colocada da UTFPR. Ainda no ranking geral, em seguida vieram: Imperador (Campus Curitiba) em quarto, Procobaja (Campus Cornélio Procópio) em quinto e Gralha Azul (Campus Ponta Grossa) em 12º.

A pontuação do ranking geral considera o desempenho de cada equipe em várias provas durante a competição: projeto, dinâmicas (que engloba aceleração, velocidade final, frenagem, tração, manobrabilidade, suspensão e a disputa Super Prime) e o enduro, uma corrida de quatro horas de duração, vencida por quem conseguir dar mais voltas neste período.

Levando em conta apenas o projeto, o melhor desempenho de toda a competição foi da Imperador de Curitiba, seguida pela Pato Baja em segundo. Procobaja e Gralha Azul ficaram nos quinto e sexto lugares, respectivamente.

O primeiro lugar nas dinâmicas foi para a Pato Baja. Já Imperador, Procobaja e Gralha Azul ficaram, nesta ordem, com as nona, 11º e 12º colocações. No enduro, Pato Baja terminou a corrida em segundo lugar, com Procobaja em quarto, Imperador em sétimo e Gralha Azul em 12º.

Considerando apenas os grupos paranaenses que participaram da competição, as quatro equipes da UTFPR ficaram com o primeiro, segundo, terceiro e quinto lugares e apresentaram os melhores desempenhos do Paraná.

Após a participação na Etapa Sul, as equipes passam a focar na competição nacional de 2024, que será realizada entre 20 e 24 de março em São José dos Campos. A etapa regional não tem caráter classificatório para a nacional, servindo como um momento de preparação e testes.

Em março deste ano, a Pato Baja foi campeã da disputa nacional e se tornou a primeira equipe paranaense a obter este resultado. A Imperador também teve um bom desempenho, terminando em sexto lugar no ranking geral e conquistando o primeiro lugar no desafio técnico.

Baja SAE na UTFPR

No total, são aproximadamente 90 alunos da UTFPR ligados às quatro equipes participantes da Etapa Sul 2023 do Baja SAE Brasil. São estudantes de diversos cursos, como Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Administração, Design, entre outros.

Para o pró-reitor adjunto de Relações Empresariais e Comunitárias, Euclides Bernardelli, este tipo de competição é muito importante para a formação dos alunos envolvidos. “Eles conseguem aplicar o conhecimento adquirido durante a graduação, sempre necessitando de um conhecimento extra para que o projeto prossiga. Ou seja, precisam estudar além do conteúdo das disciplinas”, explica, acrescentando que, além disso, outras habilidades são desenvolvidas, como responsabilidade, trabalho em equipe, relacionamento interpessoal, apresentação de trabalhos técnicos e dedicação.

Segundo Bernardelli, que esteve em Criciúma acompanhando a competição regional, as equipes são organizadas como uma empresa. “Existe o setor de administração, de design do automóvel, de power train (motor e transmissão), suspensão, freio, direção, patrocínio e do desafio técnico, este último responsável pela inovação solicitada pela SAE [Sociedade dos Engenheiros da Mobilidade]”, conta o pró-reitor adjunto, que também é o orientador da Imperador.

As equipes de Baja SAE da UTFPR receberam apoio da Universidade em 2023 para competir. No edital Prorec/Dirext nº 01/2023 – Bolsas de estímulo às equipes de competição tecnológica, foram aprovadas a Imperador e a Baja UTFPR-GP, que não esteve presente na Etapa Sul 2023. Já no edital Prorec/Prograd nº 01/2023 – Seleção de projetos de extensão, foi contemplada a Procobaja. Além disso, a UTFPR apoia as equipes com auxílio no processo de fabricação dos veículos e transporte para as competições.

Baja SAE Brasil

O Baja SAE Brasil é um desafio lançado a estudantes de Engenharia para que possam aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, visando incrementar a sua preparação para o mercado de trabalho. Os participantes das equipes se envolvem com um caso real de desenvolvimento de um veículo off-road, desde sua concepção, projeto detalhado, construção e testes.

O veículo é denominado Baja, um modelo off-road que disputava ralis no deserto da Península de Baja Califórnia, México. Trata-se de um veículo tipo gaiola, de quatro rodas, construído para trafegar nos mais variados tipos de terreno e para participar de disputas esportivas.