Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Tamo Junto > Estudante cria estufa mais eficiente e econômica

Estudante cria estufa mais eficiente e econômica

Urban Garden

publicado: 29/07/2019 11h54 última modificação: 31/10/2022 10h04

Um projeto que surgiu da necessidade de produzir, de forma mais rápida e menos onerosa, as próprias mudas de verduras ou temperos, respeitando as características de cada espécie, foi desenvolvido pelo aluno de Ciência Computação do Câmpus Medianeira, Gustavo Fernando Pinheiro da Silva. Ele criou o Urban Garden.

Os estudos começaram há três anos no laboratório Hardware do câmpus, onde foram realizadas análises de diversas mudas para delimitar as propriedades individuais das plantas. “Nós percebemos as dificuldades que o plantio convencional enfrenta e as melhorias que nós podíamos realizá-las, diminuindo processos e custos”, destaca Gustavo da Silva.

WhatsApp Image 2019-07-29 at 11.jpgApós essa etapa, juntamente com outros colaboradores, o estudante desenvolveu uma estufa autônoma para operar o cálculo de água, a incidência de luz e nutrientes essenciais à germinação e ao desenvolvimento qualitativo da semente.

O protótipo testado representa nova tecnologia na área do agronegócio, eliminando diversos processos manuais, reduzindo custos de iluminação, otimizando em 80% a utilização de água e acelerando os processos da produção de alimentos, desde a germinação da semente até o produto final.

A pesquisa participou da seleção do Programa Sinapse da Inovação Idealizado pela Fundação Certi, com apoio do governo estadual, Celepar, Fundação Araucária, Sebrae e Fiep, e foi contemplado para receber recursos financeiros para continuidade do projeto.

WhatsApp Image 2019-07-29 at 11.04.42 (1).jpeg“Foram mais de mil projetos incríveis submetidos no evento e tivemos a honra de avançar. Somos o único projeto de empresa daqui de Medianeira que está participando do evento”, explica.

A próxima etapa envolve capacitação e finalização do projeto para a abertura formal de uma empresa.

O Urban Garden conta com a participação de mais três alunos: Luiz Felipe Simão, Gabriel Destri, e Jaime Marioto.

TamoJunto.jpg