Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Tamo Junto > Estudantes de todos os campi podem participar das disciplinas online de Inovação

Extensão

São ofertados: Engineering Design Process, Industry 4.0 e 5.0 e Design de Soluções para Problemas Reais
publicado: 14/07/2023 09h13 última modificação: 14/07/2023 09h13
Inscrições vão até 24 de julho (Foto: Freepik editada)

Que tal fazer disciplinas extensionistas, no método de ensino inovador da UTFPR?

Você pode escolher uma das três: Engineering Design Process, Industry 4.0 e 5.0 e Design de Soluções para Problemas Reais. Cada uma delas possui 45 vagas, sendo 30 prioritárias para o campus de oferta e outras 15 para as demais sedes.

Nelas, os estudantes trabalham em equipes multidisciplinares, de diferentes cursos e campi, para desenvolver projetos para atender demandas do setor produtivo e da sociedade. As propostas são trazidas por representantes de empresas, indústrias e organizações não governamentais e a execução é coordenada por professores da UTFPR.

As disciplinas são ministradas em português. A apresentação elaborada pelos estudantes deve ser em inglês, incluindo apresentações orais. Materiais de empresas também podem ser disponibilizados eventualmente na língua inglesa. A participação dá direito ao certificado de 120 horas de extensão, com oito aulas por semana.

Para participar, é preciso ter um coeficiente normalizado de 0,4 ou mais e estar com a matrícula regular na graduação da UTFPR:
- Engenharias: entre o 5º e o 10º período
- Bacharelado: entre o 4º e o 8º período
- Tecnologia: entre o 3º e o 6º período
- Licenciatura: entre o 3º e o 6º período

As inscrições vão até 24 de julho em formulário online. Além de preencher os dados, você precisa enviar um link de um vídeo de apresentação com até 3 minutos, o link do currículo no Linkedin, o histórico escolar na Universidade, a ficha de pontuação e documentos comprobatórios.

A classificação preliminar até o dia 26, com a possibilidade de recurso até o dia 27. O resultado vai ser divulgado no dia 28 de julho, com início das aulas no dia 9 de agosto.

ENG01B | Engineering Design Process
Campus: Ponta Grossa
Horários síncronos: segundas-feiras, das 18h40 até 20h20 (2N1, 2N2).
Ementa: Definição do problema do projeto; Medição do problema; Análise do problema proposto, Proposta de melhorias, Controle dos projetos e Prova de Conceitos.

ENG01C | Industry 4.0 e 5.0
Campus: Ponta Grossa
Horários síncronos: terças-feiras, das 18h40 até 20h20 (3N1, 3N2).
Ementa: Evolução e conceitos na era digital: Indústria 4.0 e 5.0; Tecnologias da indústria digital; Projetos em tecnologias digitais; Gerenciamento de RH na era digital; Environment Social and Governance (ESG); Provas de Conceitos (POCs).

DPR01MEIU |Design de Soluções para Problemas Reais
Campus: Apucarana
Horários síncronos: segundas-feiras, das 18h40 até 20h20 (2N1, 2N2).
Ementa: Avaliação de problemas não estruturados de contexto real, de parcerias com empresas e/ou indústrias. Proposição de adequadas, visando melhoria em processos e/ou produtos.

Confira o edital na íntegra.