Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Tamo Junto > Estudantes podem se inscrever até 01 de julho no edital de Protagonismo Estudantil

Bolsas

Podem concorrer alunos de graduação, técnico ou pós-graduação stricto sensu regularmente matriculados
publicado: 15/06/2022 17h58 última modificação: 15/06/2022 18h02
Projetos devem ter como objetivo auxiliar e fomentar a resolução de questões da comunidade acadêmica, em nível local ou institucional (Foto: Decom)

Estão abertas até o dia 01 de julho as inscrições para a seleção de bolsas de Protagonismo Estudantil, destinadas a estudantes regularmente matriculados na UTFPR. Podem concorrer projetos de alunos dos cursos de graduação, técnicos ou pós-graduação stricto sensu que estejam ligados ao desenvolvimento de novas práticas que contribuam para uma cultura de engajamento e proatividade de discentes dentro da Universidade.

Mais especificamente, as propostas devem ter como objetivo auxiliar e fomentar a resolução de questões da comunidade acadêmica, em nível local (campus) ou institucional (com impacto em mais de um campus), valorizando a aproximação das pessoas, a melhoria do apoio pedagógico, a promoção do bem-estar e manifestações artístico-culturais. Cada proposta deve possuir um servidor orientador, que será responsável por acompanhar o desenvolvimento do projeto.

Será concedida bolsa para apenas um estudante bolsista de cada projeto aprovado. O valor mensal será de R$ 500, a ser pago por quatro meses a partir de setembro de 2022. Serão contempladas até quatro propostas em Francisco Beltrão e Santa Helena; até seis em Apucarana, Campo Mourão, Dois Vizinhos, Guarapuava, Londrina, Medianeira e Toledo; até oito em Cornélio Procópio, Pato Branco e Ponta Grossa; e até 11 em Curitiba. O número corresponde ao quantitativo de estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação de cada campus.

Para se inscrever, o aluno deve enviar e-mail para o Núcleo de Acompanhamento Psicopedagógico e Assistência Estudantil (Nuape) do seu campus, com os seguintes documentos em formato .pdf: projeto e plano de trabalho do estudante proponente. Os modelos encontram-se nos anexos do edital.

As propostas submetidas serão avaliadas por uma comissão de seleção em cada campus, que considerará os seguintes critérios: qualidade do texto/proposta (clareza da questão problema, dos objetivos e das metas, convergência das atividades propostas com os objetivos e metodologia definidos, bem como no potencial em responder a questão problema, racionalidade do projeto, ou seja, coerência da proposta com o tempo estabelecido para a sua efetivação); característica do projeto (produção de materiais/indicadores e/ou site que pode ser replicado em outros semestres, relevância e efetividade do projeto na solução de demandas emergentes da comunidade acadêmica); impacto da execução do projeto (benefícios educacionais e sociais dentro da UTFPR, número de potenciais beneficiários).

A classificação das propostas inscritas será publicada até o dia 18 de julho na página do edital de seleção das bolsas de Protagonismo Estudantil. Os candidatos que desejarem poderão apresentar recurso nos dias 19 e 20 de julho. O resultado final com a lista de projetos aprovados será publicado no dia 27 de julho.