Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Tamo Junto > Participe do programa de dupla diplomação em Engenharia no Insa Lyon, na França

Participe do programa de dupla diplomação em Engenharia no Insa Lyon, na França

Oportunidade é voltada para alunos do 1º ou 2º período de 44 cursos da UTFPR
publicado: 04/05/2021 15h53 última modificação: 31/10/2022 10h08
Estão disponíveis 12 vagas para buscar o duplo diploma

Chegou a sua chance de obter dois diplomas: o da UTFPR e o do Institut National des Sciences Appliquées de Lyon (Insa Lyon), na França.

No total, são ofertadas 12 vagas para alunos dos 44 cursos de Engenharia dos câmpus Apucarana (AP), Campo Mourão (CM), Cornélio Procópio (CP), Curitiba (CT), Dois Vizinhos (DV), Guarapuava (GP), Londrina (LD), Medianeira (MD), Pato Branco (PB), Ponta Grossa (PG) e Toledo (TD)

📌 Veja os cursos contemplados

Biosciences
- Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia (DV | PG | TD)

Génie Civil et Urbanisme
- Engenharia Civil (AP | CM | CT | GP | PB | TD)

Génie Industriel
- Engenharia de Produção (LD | MD | PG)

Génie Mécanique
- Engenharia Mecânica (CP | CT | GP | LD | PB | PG)
- Engenharia Mecatrônica (CT)

Informatique
- Engenharia da Computação (AP | CP | CT | PB | TD)

Science et Génie des Matériaux
- Engenharia de Materiais (LD)

Génie Electrique
- Engenharia de Controle e Automação (CP | CT)
- Engenharia Eletrônica (CT | CP | CT | TD)
- Engenharia Elétrica (AP | CP | CT | MD | PB | PG)

Télécommunications Services et Usage
- Engenharia Elétrica (AP | CP | CT | MD | PB | PG)

✅ Conheça os requisitos para participar

- Estar com a matrícula regular e cursando o primeiro ou o segundo período do curso;
- Possuir média maior ou igual a 7 nas provas realizadas nos cursos de nivelamento em matemática específicos do programa;
- Comprovar proficiência em francês, no mínimo no nível A2, conforme o quadro europeu comum de referência;
- Apresentar boas condições de saúde para o bom desenvolvimento do intercâmbio;
- Ter, ao menos, 18 anos completos até 31/05/2021;
- Não haver nenhuma reprovação em qualquer curso superior em andamento ou já realizada.

📩 Saiba como se candidatar

Se você tem interesse, as inscrições acontecem entre 10 e 17 de maio pelo e-mail dd-fr@utfpr.edu.br. Deve ser gerado um arquivo em PDF para cada item, salvando com o nome específico para identificação, sem o uso de acentos. Veja a documentação requerida:
- Ficha de inscrição para o programa;
- Ficha de candidatura ao Insa-Lyon, assinada pelos coordenadores de curso e Derint;
- Histórico escolar atualizado, se estiver no 2º semestre do curso;
- Histórico escolar do último ano do ensino médio, caso esteja no 1º semestre do curso;
- Declaração de matrícula atualizada;
- Resultado original do teste de proficiência em francês;
- Cópia da carteira de identidade ou passaporte.

🏁 Sobre a seleção

A classificação vai ser feita entre candidatos que atenderem todos os requisitos, por meio da ordem decrescente da nota obtida em cursos de nivelamento em matemática. Caso haja empate, vão ser considerados o nível de conhecimento da língua francesa e a idade.

📅 Cronograma

Anote aí as principais datas:
10 a 17/05 – Inscrições
18/05 – Lista preliminar de classificados
19/05 – Envio de recurso para contestar alguma incoerência na análise
20/05 – Retorno sobre os recursos encaminhados
20/05 – Resultado da seleção

Para mais detalhes acesse o edital.

🌎 Mais sobre programas de dupla diplomação da UTFPR

A dupla diplomação é o processo que possibilita o afastamento temporário do estudante para estudo em instituições estrangeiras conveniadas, seguindo um Plano de Estudos previamente acordado entre as coordenações de curso, para então receber dois diplomas, de ambas as instituições.

Atualmente, a UTFPR possui acordos de dupla diplomação assinados com 16 instituições da Argentina, da França, da Itália, de Portugal e do Reino Unido.