Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Tamo Junto > Fique ligado nos prazos e procedimentos para matrícula 2022.1

Fique ligado nos prazos e procedimentos para matrícula 2022.1

Veteranos

Estudantes podem optar por três tipos de turmas ofertadas
publicado: 09/02/2022 10h50 última modificação: 31/10/2022 10h10
Neste período, serão ofertadas modalidades presencial, híbrida e remota (Foto: Freepik editada por Decom)

Saiu o cronograma de matrícula em cada um dos 13 campi da UTFPR. Se liga nos prazos e procedimentos deste período letivo, que começa no dia 3 de março e vai até 6 de julho!

O processo vale para todos os veteranos, que entraram na Universidade pelo Sisu ou por outros seletivos em 2021.2 ou antes disso.

Para agora, em 2022.1, vão ser ofertados três tipos de disciplinas: Híbrida, Presencial e Remota. Dá pra consultar a prévia do planejamento de aula antes da matrícula para ver o que você prefere. Só vale lembrar que a ‘Presencial’ e a ‘Híbrida’ podem ser convertidas para o regime remoto, caso haja o agravamento da pandemia da Covid-19.

📙 Tipos de disciplina

H – Híbrida
Tem o mínimo de 60% das aulas em regime presencial, com registro de frequência, e outra parte de modo remoto, assíncrono. Pode haver casos em que é necessário escala para revezamento entre os estudantes. Neste caso, o professor responsável pela disciplina avisa o estudante com antecedência de, pelo menos, 48h.

P – Presencial
É ministrada 100% de forma presencial, com registro de frequência.

R – Remoto
Possui o ensino 100% on-line, mas com, no mínimo, 50% de aulas síncronas e a outra parte assíncrona. Esta oferta é apenas para casos em que há justificativa.

🔍 Possibilidades deste período

Para verificar as modalidades ofertadas, acesse o Portal do Aluno para ver ‘Turmas abertas’. Selecione ‘campus’, ‘curso’ e confirme. Aí, é só conferir o planejamento de aulas e a descrição do ‘enquadramento’ para ver o ‘tipo de turma’.

Quer manter o vínculo ou cancelar matérias?
Se você não quer se matricular ou deseja cancelar disciplinas, é preciso fazer o requerimento de manutenção de vínculo na Secretaria (Derac) até 1º de abril. A solicitação é exigida, mesmo que já tenha feito o pedido em períodos anteriores.
Atenção! Quem está matriculado em TCC2 ou em Estágio não precisa solicitar, pois são disciplinas que já configuram vínculo com a Universidade.

Trancou o curso? Veja as opções:
- Faça o destrancamento, entrando em contato com a coordenação do seu curso; ou
- Não faça nada, caso queira continuar trancado não fazer nada. Porém, fique atento ao tempo máximo permitido para permanecer neste status; ou
- Peça manutenção de vínculo.

A matrícula é automática no 1º período, para quem:
- não cursou o 1º período, mas convalidou pelo menos uma matéria de outros períodos, sem registro reprovação ou aprovação;
- pediu manutenção de vínculo em 2021.2, não tem aprovação ou reprovação no curso, mas não vai fazer novo requerimento.
Nestes casos, caso não queira cursar, mas queira manter o vínculo com a UTFPR, faça o requerimento. Outra possibilidade é cancelar apenas a disciplina que não deseja fazer neste período.

Já tem matérias cursadas no 1º período? Faça a matrícula!
Acesse o Portal do Aluno e escolha as disciplinas que quer cursar, no prazo do cronograma. Só fique atento aos tipos de turmas. Não precisa mandar nenhum documento.
Caso não possa vir presencialmente para disciplinas do tipo ‘H’ ou ‘P’, escolha apenas turmas da modalidade ‘R’.

👣 Etapas

Para os veteranos que vão escolher as disciplinas a serem cursadas ou que querem fazer ajustes, é importante ficar atento às fases e aos prazos.
   1 - Requerimento – Caso sua matrícula não seja automática, acesse o Portal do Aluno e selecione as disciplinas da matriz curricular do curso ou equivalentes.
   2 - Ajuste e Confirmação* – Você vai receber a confirmação de matrícula. Aí, você tem acesso a informações sobre a turma e o contato dos professores. Caso não consiga a vaga desejada, você pode buscar outra turma que ainda tenha disponibilidade e fazer a adequação necessária.
   3 - Inclusão* – Dá para acrescentar disciplinas de enriquecimento curricular** do seu ou de outros cursos.
   4 - Inclusão Intercampus* – Se quiser, você pode optar por fazer matérias de enriquecimento curricular** ofertada por outros campi. Para fazer isso, você precisa estar matriculado em pelo menos uma disciplina do seu campus.
*Atenção! As vagas são preenchidas por ordem de solicitação.
**São permitidas até três disciplinas de enriquecimento curricular.

📃 Exame de suficiência

Confira o período do calendário acadêmico para fazer o requerimento. Vale lembrar que só é possível solicitar um exame por matéria. Para isso, não precisa estar matriculado, mas não pode ter sido reprovado por frequência. Se fizer o agendamento, compareça na hora e data marcada para não ter reprovação com ‘zero’, exceto em casos devidamente justificados e comprovados. A nota obtida vai ser registrada no histórico escolar e entrar no cálculo do Coeficiente de Rendimento.

💬 Dúvidas?

Se você ainda precisa saber mais informações, entre em contato com a Secretaria (Derac) do seu campus. Também vale checar a Live com as instruções de matrícula 2022.1 do dia 8 de fevereiro.

⛓ Links úteis

- Prazos de matrícula por campus
- Calendário Acadêmico
- Portal do Aluno
- Regulamento da Organização Didático-Pedagógica da Graduação
- Regulamento sobre as diferentes modalidades de ensino

📲 Canais oficiais da UTFPR

Siga a gente nos canais oficiais e fique por dentro das novidades!
- Página Tamo Junto