Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Tamo Junto > Grupo de veteranos e calouros se inscreve no Auxílio Estudantil até 5/3

Grupo de veteranos e calouros se inscreve no Auxílio Estudantil até 5/3

2021-2022

Nesta fase, apoio é voltado a alunos em destrancamento, transferência ou aproveitamento de curso ou com matrícula até o 1º dia de aula
publicado: 24/02/2021 10h32 última modificação: 31/10/2022 10h07
Bolsas oferecem auxílio financeiro a estudantes de baixa renda (Imagem: Freepik)

Se você pretende participar do Auxílio Estudantil da UTFPR, fique ligado!

Já estão abertas as inscrições para a etapa 1 do processo seletivo. Até 5 de março, dois grupos, que iniciam as atividades em fevereiro, podem fazer a solicitação do apoio. São eles:
Veteranos 1B - estudantes em situação de destrancamento, transferência e/ou aproveitamento.
Calouros 1C - aqueles com matrícula efetivada até o primeiro dia de aula.

Veja os requisitos:
Podem participar os alunos com renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo. É preciso também estar regularmente matriculado no técnico, na graduação ou no Stricto Sensu da UTFPR, além de cursar, no mínimo, uma disciplina.

Ah, e o auxílio não pode ser acumulado com bolsas, caso a soma seja maior que 1,5 salário mínimo. As exceções são para: os de etnia indígena, os oriundos de comunidades quilombolas ou os que recebem ajuda de custo para estabelecimento em mobilidade internacional.

Esses critérios vão valer também para os calouros 1D, com matrícula efetuada por chamada nominal ou vagas remanescentes. As inscrições para este grupo começam 1º de março.

Confira a seguir o passo a passo para a inscrição on-line

1) Leia a lista de documentos obrigatórios no Anexo A do edital

2) Faça a digitalização, salvando os arquivos da seguinte forma:
- Formato: PDF, JPG ou PNG
- Tamanho máximo: 2MB cada
- Condições: sem rasuras, completos e, se houver, com numeração de páginas visíveis. Caso o documento tenha mais de uma página, colocar em um único arquivo.

3) Veja as datas
Veteranos - Ingressantes em período letivo anterior a 2020/2
22/02 a 05/03 - Veteranos 1b
- destrancamento do curso para retorno em fevereiro de 2021
- transferência e/ou aproveitamento via edital ou ex officio, com início em fevereiro de 2021

Calouros - Ingressantes pela primeira vez no câmpus, no mesmo período de solicitação do auxílio
22/02 a 05/03 – Calouros 1c
- matrícula efetivada até o primeiro dia de aula com início em fevereiro de 2021
01/03 a 12/03 - Calouros 1d
- matrícula efetivada por chamada nominal e por vagas remanescentes.

4) Faça a inscrição dentro do prazo
- Acesse o Portal do Aluno dentro prazo, clique na opção “Inscrição Auxílio Estudantil”.
O acesso pode ocorrer em dispositivos móveis pelo navegador Google Chrome.
- Faça a autenticação novamente no sistema
- Responda ao questionário
- Preencha o quadro de composição familiar
- Selecione as modalidades do auxílio desejadas
- Faça o upload da documentação exigida no Anexo A.

5) Receba seu protocolo de inscrição
Cada estudante recebe um após a conclusão do processo.

6) Confira o resultado preliminar
Acesse diretamente no sistema nas datas indicadas no edital.

7) Fique atento ao e-mail
Se ficar algo pendente, uma notificação vai ser enviada para o e-mail principal cadastrado no Portal do Aluno. A partir do envio deste comunicado, você vai ter três dias úteis para a regularização.

8) Anote outras datas importantes
A relação de inscrições deferidas ou não vai ser publicada no dia 13 de abril, via sistema, pelo Núcleo de Acompanhamento Psicopedagógico e Assistência Estudantil (Nuape). O período para recurso acontece entre 14 e 15 do mesmo mês. O resultado da lista unificada de contemplados sai no dia 20 de abril e a lista de espera no dia 4 de maio.

Confira na íntegra o edital 5/2021.

Mais sobre o programa

auxílio estudantil da UTFPR tem três modalidades: Alimentação, Básica e Moradia. Esta é a primeira etapa de concessão, com período de vigência entre março de 2021 e fevereiro de 2022. Para o processo do grupo Veteranos 1a, já houve o registro de 4.259 inscritos.

Outras duas etapas também estão previstas. Uma para iniciar a seleção em junho e a outra em setembro deste ano.
O programa é realizado pela Assessoria de Assuntos Estudantis (Assae) da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd).

Para mais novidades, acesse a página Tamo Junto.