Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Tamo Junto > Inscreva seu projeto de Protagonismo Estudantil 2023

Inscreva seu projeto de Protagonismo Estudantil 2023

Elabore a proposta junto com seu orientador escolhido
publicado: 06/06/2023 15h15 última modificação: 06/06/2023 16h10

Saiu o edital de Protagonismo Estudantil deste ano.

Você pode elaborar uma proposta de um projeto para realização sob a orientação de um servidor do quadro permanente da Universidade, com preferência para os que atuam no Núcleo de Acompanhamento Psicopedagógico e Assistência Estudantil (Nuape).

O projeto deve seguir uma das temáticas:

I. apoio pedagógico, psicológico e socioeducacional;
II. valorização da diversidade;
III. valorização do bem-estar e promoção da qualidade de vida;
IV. direitos humanos;
V. igualdade étnico-racial;
VI. inclusão de pessoas com deficiências e transtornos funcionais específicos;
VII. produção de material de apoio educacional;
VIII. apoio à ambientação e integração dos estudantes dos 1º e 2º períodos letivos;
IX. e apoio ao desenvolvimento de tecnologias educacionais.

Ao todo, vão ser contemplados 85 projetos, sendo 56 para execução em quatro meses e 29 para realização em seis meses, com a distribuição entre campus de acordo com o edital. Vale lembrar que a prioridade para concessão do período de maior duração é para o tema VIII.

Dá para se candidatar como voluntário ou bolsista, com recebimento do valor mensal de R$ 500. Para isso, você deve estar com a matrícula regular nos cursos técnicos, de graduação e do Stricto Sensu da UTFPR e fazer, no mínimo, uma disciplina. Além disso, é preciso se dedicar 12 horas semanais e providenciar o equipamento para o desenvolvimento do projeto.

As inscrições vão até 7 de julho, por e-mail ao Nuape do seu campus, com o projeto e o plano de trabalho (anexos I e II). Vão ser classificados os que tiverem 96 pontos ou mais, com base nas características, na relevância e no impacto da execução da proposta,

No dia 18 do mesmo mês, vai ser publicada a classificação preliminar, com a possibilidade de recursos entre os dias 19 e 20, também por e-mail. O resultado vai ser divulgado no dia 26.

Depois de selecionados, os bolsistas devem documentar as ações realizadas e trazer os relatórios solicitados em edital. Os orientadores devem acompanhar e dar um parecer. Aqueles que finalizarem o projeto ou tiverem participação mínima de 75% da carga horária total vão ter direito ao certificado.

Para saber mais, acesse o edital.