Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Tamo Junto > Inscrições abertas para Mobilidade Internacional até 2 de outubro

Inscrições abertas para Mobilidade Internacional até 2 de outubro

MEI 2021.1

publicado: 29/09/2020 10h26 última modificação: 31/10/2022 10h06
Foto: Freepik editada

Se você estava esperando sua chance para realizar um intercâmbio, chegou a hora!

A UTFPR está com as inscrições abertas para o processo de Mobilidade Estudantil Internacional (MEI) até dia 2 de outubro. Para participar, você precisa preencher o formulário de inscrição online, e todas as regras podem ser conferidas no edital.

O programa faz pré-seleção de 65 alunos para estudar em uma das 32 instituições parceiras da universidade. Os estudantes aceitos em todas as etapas vão ter o afastamento temporário no primeiro semestre de 2021.

E aí, tem interesse? Então se liga nos requisitos para concorrer.

Para se inscrever, você deve estar regularmente matriculado em período equivalente à, no mínimo, metade de seu curso, e ter coeficiente de rendimento absoluto (CRA) igual ou maior a 0,65. Além disso, você deve comprovar proficiência na língua do país da instituição escolhida, exceto quando for o português, por meio de nota em prova oficial ou declaração de escola de idiomas, com base no quadro comum europeu de referências.

A classificação dos inscritos vai ser disponibilizada em 5 de outubro, e o resultado no dia 8. Depois disso, os alunos selecionados vão ser nomeados às respectivas instituições para análise e avaliação.

Para mais informações, você pode acessar o edital completo. Em caso de dúvidas, é só entrar em contato com o Departamento de Relações Internacionais (Derint) do respectivo câmpus. Boa sorte a todos! 🍀

Sobre custos de participação

Antes de tudo, é importante lembrar de fazer um planejamento financeiro. De acordo com o informe no edital, os acordos de cooperação tornam isentas de pagamento as taxas acadêmicas das instituições conveniadas. Não se esqueça de considerar outras taxas e despesas, como emissão de passaporte, requerimento de visto, contratação de seguro internacional, passagens, moradia, alimentação e manutenção no país de destino.

Se você precisar de auxílio, é possível concorrer a bolsas em processo de seleção que inicia no dia 9 de outubro.