Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Tamo Junto > Inscrições para auxílio à dupla diplomação até 25 de setembro

Inscrições para auxílio à dupla diplomação até 25 de setembro

2024/1

Programa contempla alunos com ajuda financeira de R$ 10 mil a R$ 20 mil
publicado: 13/09/2023 10h32 última modificação: 13/09/2023 10h32
Foto: Freepik editada por Decom Iniciativa apoia participantes dos acordos de dupla diplomação da UTFPR

Iniciativa apoia participantes dos acordos de dupla diplomação da UTFPR

Estudantes que vão participar do programa de Dupla Diplomação (DD) da UTFPR podem solicitar auxílio financeiro.

Para se candidatar, é preciso: estar, no mínimo, no 6º período; ter inscrição ou intenção inscrito de participar de DD, com início no 1º semestre de 2024; apresentar coeficiente absoluto maior que 0,7; e residir no Brasil; e não ter recebido ou sido aprovado para auxílio financeiro em programas de mobilidade estudantil internacional ou equivalente. Também é necessário enviar a carta de aceite da instituição estrangeira.

O valor é de R$ 10 mil para ampla concorrência e de R$ 20 mil para quem tem comprovada vulnerabilidade socioeconômica. O pagamento acontece em única parcela, a partir do mês de novembro.

As inscrições online devem ser feitas até 25 de setembro pelo formulário, com login do e-mail institucional (@alunos.utfpr.edu.br), incluindo: histórico escolar da UTFPR, declaração de matrícula atualizado e a autodeclaração do anexo II do edital.

O processo acontece por regional:
- Centro: Campo Mourão, Guarapuava e Ponta Grossa
- Leste: Curitiba
- Norte: Apucarana, Cornélio Procópio e Londrina
- Oeste: Medianeira, Santa Helena e Toledo
- Sudoeste: Dois Vizinhos, Francisco Beltrão e Pato Branco

Vão ser realizadas três rodadas por ordem decrescente do coeficiente normalizado para conceder R$ 10 mil:
- Rodada 1: 1º lugar de cada regional;
- Rodada 2: 2º lugar de cada regional, que não pertença ao mesmo campus do selecionado na etapa anterior, exceto para a Leste;
- Rodada 3: 3º lugar de cada regional, que não pertença ao mesmo campus do selecionado nas fases prévias, exceto para a Leste.

Outra rodada, desta vez para o valor de R$ 20 mil, vai ser feita por ordem decrescente da pontuação obtida no índice de vulnerabilidade do Auxílio Estudantil 2023.
- Rodada 4: 1º lugar de cada regional

A classificação preliminar vai ser divulgada até 27 de setembro, com a possibilidade de recurso até o dia 29 do mesmo mês. O resultado deve ser publicado no dia 2 de outubro.

Veja todas as regras no edital.

Mais sobre

A Pró-reitoria de Graduação (Prograd) lançou a segunda edição do edital em parceria com a Assessoria de Assuntos Estudantis (Assae), para ampliar o valor e para criar condições para a inclusão social na Dupla Diplomação, além de ter alterado a forma de distribuição por região. Anteriormente eram dois auxílios por regional, podendo ser o mesmo campus. Atualmente, o critério passa a ser o desempenho ou o índice de vulnerabilidade socioeconômica vagas por regional, em cada rodada de concessão, de campi distintos.

O Programa ganhou o nome de Auxílio à Dupla Diplomação Nilo Peçanha, em referência ao ex-presidente do Brasil, que fundou a Escola de Aprendizes e Artífices em 1909, que posteriormente veio a ser transformada na Universidade Tecnológica Federal do Paraná.