Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Tamo Junto > Inscrições para auxílio à dupla diplomação vão até 23 de julho

Inscrições para auxílio à dupla diplomação vão até 23 de julho

Ajuda financeira é concedida para estudantes participantes do programa
publicado: 13/07/2023 13h43 última modificação: 13/07/2023 15h03
Programa foi readequado para atender demandas dos estudantes da UTFPR (foto: Freepik)

Foi aprovado para a Dupla Diplomação (DD) no exterior?
Então, fique ligado no Auxílio à Dupla Diplomação Nilo Peçanha!

O programa busca dar uma ajuda financeira em única parcela no valor de R$ 10 mil, para ampla concorrência, e de R$ 20 mil, para aqueles que já tiverem comprovado a vulnerabilidade socioeconômica no Programa de Auxílio Estudantil 2023.

Os selecionados para realizar a DD entre agosto e outubro deste ano devem atender aos requisitos. São eles: estar matriculado, no mínimo, no 6º período na graduação da UTFPR, com coeficiente absoluto de 0,70 ou mais; residir no Brasil e comprovar o aceite da instituição estrangeira; e não ter recebido ou sido aprovado para auxílio financeiro em programas de DD ou mobilidade estudantil internacional.

As inscrições vão até 23 de julho, por meio de acesso com o e-mail institucional no formulário eletrônico. É preciso anexar o histórico escolar e a declaração de matrícula da UTFPR, ambos emitidos a partir do dia 12 de julho; o anexo II do edital preenchido e assinado; a publicação do resultado com a classificação na seleção de DD; e a carta de aceite da instituição estrangeira.

O processo vai ser realizado por regional, de acordo com o campus de matrícula, sendo:
- Centro: Campo Mourão, Guarapuava e Ponta Grossa
- Leste: Curitiba
- Norte: Apucarana, Cornélio Procópio e Londrina
- Oeste: Medianeira, Santa Helena e Toledo
- Sudoeste: Dois Vizinhos, Francisco Beltrão e Pato Branco

Vão ser três rodadas por ordem decrescente do coeficiente normalizado para conceder R$ 10 mil:
- Rodada 1: 1º lugar de cada regional;
- Rodada 2: 2º lugar de cada regional, que não pertença ao mesmo campus do selecionado na etapa anterior, exceto para a Leste;
- Rodada 3: 3º lugar de cada regional, que não pertença ao mesmo campus do selecionado nas fases prévias, exceto para a Leste.

Outra rodada, desta vez para o valor de R$ 20 mil, vai ser feita por ordem decrescente da pontuação obtida no índice de vulnerabilidade do Auxílio Estudantil 2023.
- Rodada 4: 1º lugar de cada regional

A classificação preliminar vai ser divulgada até 25 de julho, com a possibilidade de recursos até o dia 27 do mesmo mês. No dia 31, vai ser possível conferir o resultado.

Veja todas as regras no edital.

O que mudou?
A Pró-reitoria de Graduação (Prograd) lançou o edital em parceria com a Assessoria de Assuntos Estudantis (Assae), para ampliar o valor e para criar condições para a inclusão social na Dupla Diplomação.

Também foi alterada a forma de distribuição por região. Anteriormente eram dois auxílios por regional, podendo ser o mesmo campus. Atualmente, o critério passa a ser o desempenho ou o índice de vulnerabilidade socioeconômica vagas por regional, em cada rodada de concessão, de campi distintos.

Mais sobre
O Programa ganhou o nome de Nilo Peçanha, ex-presidente do Brasil, que fundou a Escola de Aprendizes e Artífices em 1909, que posteriormente veio a ser transformada na Universidade Tecnológica Federal do Paraná.