Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Tamo Junto > Inscrições para dupla diplomação em Engenharia na França iniciam 15/3

Inscrições para dupla diplomação em Engenharia na França iniciam 15/3

Mobilidade internacional

Programa oferece intercâmbio em cinco instituições francesas
publicado: 11/03/2021 15h48 última modificação: 31/10/2022 10h08
São 22 vagas ofertadas para os futuros engenheiros da UTFPR

Ei, futuro engenheiro! Que tal concluir sua graduação com dois diplomas? ;)

Na próxima segunda-feira (15), a UTFPR abre as inscrições para o programa de dupla diplomação em Engenharia, na França. As inscrições vão até o dia 21 de março, por meio do preenchimento e envio dos formulários do edital.

Os candidatos aceitos irão realizar uma mobilidade de quatro semestres em uma das cinco instituições parceiras. São ofertadas 22 vagas para as Universidades de Tecnologia de Compiègne (UTC), de Troyes (UTT), de Belfort-Montbéliard (UTBM), a Escola Nacional de Engenheiros de Tarbes (Enit) e o Instituto Nacional de Ciências Aplicadas de Toulouse (Insa Toulouse).

Podem participar os alunos dos cursos das Engenharias: Ambiental, de Alimentos, de Bioprocessos e Biotecnologia, de Computação, de Controle e Automação, Elétrica, Eletrônica, de Materiais, Mecânica, de Produção e Química.

E aí, se interessou? Então, confira requisitos para se candidatar.

Os estudantes devem estar cursando o 6º, 7º ou 8º período no momento da inscrição, possuir CRA igual ou superior a 0,7 e não possuir mais de três reprovações em todo seu histórico do ensino superior.

É preciso ter realizado o Enem após 2009 com pontuação igual ou superior a 600 pontos, comprovar ter feito 400 horas de estágio não obrigatório em laboratório ou indústria e autodeclarar boas condições de saúde.

Além disso, é necessário comprovar proficiência em francês equivalente ao nível B1 ou superior, conforme o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (QECR). Para isso, são aceitos certificados de testes reconhecidos internacionalmente ou declaração emitida pelo Centro Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas (Calem) da UTFPR.

Se você vai participar, lembre-se de preencher o formulário de inscrição, a autodeclaração de saúde e a ficha de pontuação. Estes e os demais documentos requeridos pelo item 6.4 do edital devem ser encaminhados em arquivos PDF para o e-mail dd-fr@utfpr.edu.br, até dia 21 de março.

Os resultados preliminar e final serão divulgados nos dias 25 e 30 de março, respectivamente, na página de editais. Para mais informações, confira o edital na íntegra.

Bonne chance! 🍀

Mais sobre programas de dupla diplomação
A dupla diplomação é o processo que possibilita o afastamento temporário do estudante para estudo em instituições estrangeiras conveniadas, seguindo um Plano de Estudos previamente acordado entre as coordenações de curso, para então receber dois diplomas, de ambas as instituições.

Atualmente, a UTFPR possui acordos de dupla diplomação assinados com 16 instituições da Argentina, da França, da Itália, de Portugal e do Reino Unido.