Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Tamo Junto > Participe da pré-seleção para mobilidade internacional em 2022.1

Participe da pré-seleção para mobilidade internacional em 2022.1

MEI

Programa recebe inscrições até 17 de outubro
publicado: 08/10/2021 19h39 última modificação: 31/10/2022 10h10
Mobilidade Estudantil Internacional está com pré-inscrições abertas (Imagem: Decom)

Que tal estudar em uma das 19 instituições estrangeiras que têm acordo de cooperação com a nossa Universidade? Então, se liga no edital de pré-seleção.

Estão abertas 34 vagas para afastamento no primeiro semestre de 2022, com retorno previsto às atividades na UTFPR no início de 2023. A menos, é claro, se houver alterações devido à pandemia da Covid-19 ou no calendário da entidade parceira.

Os convênios permitem a isenção das taxas acadêmicas, relativas ao custo de créditos a serem cursados no exterior. Mas, atenção! Antes de fazer inscrição, é bom fazer um planejamento financeiro, pensando em gastos com: emissão de passaporte, requerimento de visto, contratação de seguro saúde internacional, incluindo cobertura de acidentes e repatriação, passagens, moradia, alimentação e manutenção geral no país de destino. Vale checar também se a instituição que procura cobra taxas administrativas.

✅ Requisitos

Você precisa preencher o formulário digital até 17 de outubro, com informações pessoais, duração pretendida da mobilidade, instituição e curso desejados, de acordo com os anexos I e II do edital.

Também deve anexar o comprovante de proficiência no idioma do país receptor ou de instrução do curso da instituição receptora, exceto quando for o português. São aceitos níveis B1, B2, C1 e C2, por meio de resultado de teste oficial ou declaração de escola, com referência ao Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas.

Além disso, tem que ter matrícula regular na UTFPR, no período mínimo correspondente à metade do curso, e apresentar coeficiente de rendimento absoluto (CRA) igual ou superior a 0,65. Estes dados vão ser checados pelos profissionais responsáveis pela seleção no Sistema Acadêmico.

Aí, você vai receber uma mensagem automática com o comprovante de candidatura. Se não receber, em seguida, envie um aviso para dirinter@utfpr.edu.br. Caso tenha algum erro ou queira alterar algo, faça nova inscrição.

📑 Pré-seleção

A classificação vai ser publicada até 18 de outubro, com a possibilidade de recurso por e-mail até o dia 20 do mesmo mês. O resultado é publicado no dia 21. Se estiver na pré-seleção, a UTFPR encaminha a sua nomeação. Assim, a instituição estrangeira pode solicitar mais informações para verificar aptidão para aceite ou recusa da candidatura. Em caso de dúvidas, entre em contato com a área de Relações Internacionais, podendo ser o Departamento (Derint) do seu campus ou a Diretoria da Reitoria (Dirinter).

🌎 Instituições participantes

Veja os links e mais informações sobre as vagas no anexo I e II, no final do edital.

Alemanha

Instituto Politécnico da Guarda
Instituto Politécnico de Leiria
Instituto Politécnico de Portalegre

Confira os detalhes na íntegra no edital.