Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Tamo Junto > Participe das disciplinas de Engineering Design e Industry 4.0

Participe das disciplinas de Engineering Design e Industry 4.0

MEI-U

Equipes de alunos multidisciplinares desenvolvem projetos para atender o setor social e produtivo
publicado: 24/02/2021 11h42 última modificação: 31/10/2022 10h07
Metodologia inovadora reúne estudantes para desenvolver soluções para questões reais

Quer aprender na prática a partir de casos reais? Esta é a oportunidade oferecida nas disciplinas de Engineering Design Process (ENG01B) e de Industry 4.0 (ENG01C), que são promovidas pelo Câmpus Ponta Grossa da UTFPR no formato de Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs), no semestre letivo 2020.2.

A ideia é que alunos, de diferentes cursos e câmpus, trabalhem juntos para criar soluções para problemas de empresas, indústrias e organizações não governamentais, sob a coordenação de um ou mais professores da Universidade.

Cada uma das disciplinas apresenta 120 horas-aula, em regime remoto, incluindo um encontro digital em tempo real. São oito aulas por semana ministradas em português. Mas atenção! O material desenvolvido e apresentado por estudantes deve estar em inglês para ficar alinhado às demandas das instituições participantes.

Conheça os requisitos:
- Ter um coeficiente de rendimento normalizado igual ou superior a 0,5.
- Não possuir no histórico reprovação por frequência em disciplinas dos últimos dois períodos.
- Apresentar comprovante de conhecimento intermediário na língua inglesa.
- Estar matriculado em um dos cursos de graduação da UTFPR e:

Tipo de curso
Engenharia
Bacharelados
Licenciaturas e Tecnologias

No momento da inscrição, estar entre
 - 6º e 10º período
 - 5º e 8º período
 - 4º e 6º período

Se não fizer parte da matriz ou não tiver equivalência cadastrada, a disciplina vai ser enquadrada como enriquecimento curricular.  Também vale falar com a coordenação de curso para ver se pode ser considerada como disciplina eletiva ou obrigatória, atividade complementar ou de extensão.

As inscrições acontecem até 25 de fevereiro pela plataforma digital, com o envio de: um vídeo de até três minutos com a apresentação de suas habilidades, as atividades que desenvolve dentro e fora da UTFPR, o requerimento de matrícula, o link do currículo do Linkedin e a ficha de pontuação. Estes dois últimos itens também devem ser encaminhados para mei-u-pg@utfpr.edu.br.

A seleção dos participantes vai ser de acordo com a ordem decrescente de classificação. O resultado preliminar vai ser divulgado no dia 26 de fevereiro.

Acesse o edital para saber mais.

Mais sobre
A iniciativa faz parte da Metodologia de Ensino Inovador da UTFPR (MEI-U). O objetivo é que alunos e professores desenvolvam soluções para atender demandas de entidades públicas e privadas, por meio de um projeto multidisciplinar. As atividades podem envolver a realização de testes e a validação de protótipos conceituais.

A Universidade investiu R$ 180 mil para a criação de estruturas físicas específicas em 2020 para esta finalidade. Até o momento, seis docentes dos câmpus Curitiba, Dois Vizinhos, Londrina, Pato Branco, Ponta Grossa e Toledo tiveram as propostas contempladas e apoiadas pelo programa da Pró-reitoria de Graduação (Prograd).