Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Tamo Junto > Pato a Jato é vice-campeã na Shell Eco Marathon Américas 2021

Pato a Jato é vice-campeã na Shell Eco Marathon Américas 2021

Competição Internacional

Estudantes de Pato Branco se destacam com projeto na área de Segurança
publicado: 11/05/2021 16h08 última modificação: 31/10/2022 10h08
Veículo desenvolvido por alunos da UTFPR (Foto: divulgação)

A equipe Pato a Jato, do Câmpus Pato Branco da UTFPR, conquistou a vice-liderança, dentro da categoria Segurança, de veículos de alta eficiência energética da Shell Eco Marathon Américas 2021. A competição recebeu cerca de 400 projetos de 120 times de todo o continente americano.

O grupo da Universidade já tinha participado em edições anteriores e ganhado outros títulos. Mas, desta vez, precisou enfrentar algo além da grande concorrência e dos desafios já esperados, devido ao cenário pandêmico. “Foi a primeira experiência remota do grupo, o que gerou dificuldades e exigiu muita dedicação de todos até a adaptação”, conta Jaqueline Bierende, aluna de Engenharia Elétrica e diretora de projetos da Pato.

Mesmo assim, os estudantes seguiram em frente com reuniões semanais on-line. “Tivemos que abrir mão do contato com o carro, além de manter a motivação dentro do grupo para desenvolver outros aspectos que consideramos também importantes, como a organização, o planejamento e a documentação de projetos”, explica.

Os trabalhos foram orientados pelos professores Luiz Martinelli Júnior e Bruno Medeiros. Inclusive, quando a equipe precisou utilizar o espaço do câmpus, com a devida autorização e o atendimento dos protocolos obrigatórios preventivos contra a Covid-19 da UTFPR. Foi nesse ritmo que os estudantes elaboraram o modelo de segurança apresentado na modalidade Off-Track - Safety Award.

Agora, o foco da Pato a Jato está em fortalecer a gestão da equipe, aprimorar o carro para a competição de 2022 e ainda formular um novo protótipo para concorrer da próxima maratona da Shell.

Boa sorte para o time! 🍀

🏁 Sobre a Pato a Jato na Shell Eco Marathon 🏆
Desde 2015, a equipe da UTFPR participa da competição internacional, que acontece todo ano para incentivar o desenvolvimento de veículos com alta eficiência energética, ou seja, com o menor uso de combustível. Nessa trajetória, a Pato a Jato conquistou: o 1º lugar na categoria Design em 2019, o 1º em Motor de Combustão Interna em 2018 e o 2º em Combustíveis Alternativos em 2014.