Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Tamo Junto > Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia oferece R$ 10 mil a estudantes

Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia oferece R$ 10 mil a estudantes

Inscrições são gratuitas e ficam abertas até 5 de julho
publicado: 22/06/2023 15h50 última modificação: 22/06/2023 16h01
Edição 2022 do Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia (Foto: Decom)

Segue aberto, até 5 de julho, o período de inscrições para o 36° Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia, organizado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti). Nesta edição, a premiação contempla as áreas de Ciências Agrárias e Ciências Humanas e Sociais.

Na modalidade Estudante de Graduação os alunos podem submeter trabalhos de Iniciação Científica, grupos de pesquisa, Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ou até mesmo trabalhos acadêmicos desenvolvidos em disciplinas dos cursos de graduação. A premiação para esta categoria é de R$ 10.081,36, já deduzidos os impostos.

Nesta edição, a premiação contempla as áreas de Ciências Agrárias e Ciências Humanas e Sociais. Os trabalhos concorrentes devem contemplar, nas respectivas áreas, campos do conhecimento específicos, como: Administração, Agronomia, Antropologia, Arquitetura e Urbanismo, Comunicação, Direito, Economia, Educação, Filosofia, Geografia, História, Medicina Veterinária, Psicologia, Recursos Florestais, Sociologia, Tecnologia de Alimentos, Zootecnia, entre outros.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas diretamente na página do prêmio

Ao todo, o prêmio contempla cinco categorias, sendo três voltadas para a comunidade acadêmica e uma para empresários e potenciais empresários assistidos pelas incubadoras e pré-incubadoras, como o Hotel Tecnológico da Universidade Tecnológico do Paraná (UTFPR).

As demais premiações são de R$ 30.244,08 para os professores (Pesquisador e Pesquisador-Extensionista) e R$ 12.097,63 para os inventores independentes.

O edital e outras informações sobre o prêmio estão disponíveis na no site da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti)

Última edição do prêmio

Na edição 2022 do prêmio, cuja cerimônia de entrega foi realizada na UTFPR, dois professores da Universidade foram contemplados na categoria do Programa de Propriedade Intelectual com Foco no Mercado (Prime):  4º lugar – Glauco Vieira Miranda, professor do Curso de Agronomia do Câmpus Santa Helena, com o projeto de uma fazenda urbana tecnológica em um container; e 5º lugar – Péricles Inácio Khalaf, professor do Departamento de Química do Câmpus Pato Branco, com um protótipo para produção local de água ativada por plasma.