Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Tamo Junto > Programa Bolsa Permanência abre novas inscrições para indígenas e quilombolas

Programa Bolsa Permanência abre novas inscrições para indígenas e quilombolas

PBP

Programa oferta auxílio no valor aproximado de R$ 900
publicado: 27/01/2022 08h51 última modificação: 31/10/2022 10h10
Confira a documentação necessária (Foto: Freepik)

Alunos indígenas e quilombolas, com matrícula regular na graduação da UTFPR, podem fazer o requerimento da Bolsa Permanência até 28 de fevereiro.

Os candidatos selecionados podem receber a bolsa no valor de aproximadamente R$ 900 mensais. “O auxílio financeiro tem como objetivo viabilizar a permanência desses estudantes e minimizar as desigualdades sociais e étnico-raciais”, afirma Weslei Amâncio, assessor de assuntos estudantis.

Para se inscrever, preencha os documentos:
▶ Anexo I - Autodeclaração do candidato
▶ Anexo II - Declaração de sua comunidade sobre sua condição de pertencimento étnico, assinada por pelo menos 03 lideranças reconhecidas
▶ Anexo III
- Declaração da Fundação Nacional do Índio (Funai) de que o estudante reside em comunidade indígena ou comprovante de residência
OU
- Declaração da Fundação Cultural Palmares de que o estudante quilombola reside em comunidade remanescente de quilombo ou comprovante de residência em comunidade quilombola.

As inscrições são feitas pelo sistema do programa, que é gerenciado pelo Ministério da Educação. Caso fique com dúvidas, acesse o manual para conferir o passo a passo. Se preferir, você também pode entrar em contato com o Núcleo de Acompanhamento Psicopedagógico e Assistência Estudantil (Nuape) do seu campus.

Mais sobre
O Programa Bolsa Permanência (PBP) visa à diplomação de discentes indígenas e quilombolas, que fazem a graduação em instituições federais de ensino superior. O recurso é cedido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).