Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Tamo Junto > Programa de Monitoria da UTFPR: oportunidade de ensinar e aprender

Programa de Monitoria da UTFPR: oportunidade de ensinar e aprender

Programa é estratégia institucional para melhorar a qualidade do ensino-aprendizagem na graduação
publicado: 14/07/2023 16h18 última modificação: 17/07/2023 14h56
Próximo edital terá 220 bolsas de R$ 700 mensais para os 13 campi (Foto: Freepik)

Já pensou em ajudar seu professor ou seus colegas de curso em uma disciplina mais desafiadora e ainda receber uma bolsa? Pois é isso que os estudantes que participam como monitores do Programa de Monitoria da UTFPR fazem!

O Programa de Monitoria é uma estratégia que a Universidade adotou para melhorar a qualidade do ensino-aprendizagem na graduação. Pelo programa, é oferecida aos monitores a oportunidade de se envolverem com as práticas de ensino e da sala de aula, o que possibilita uma formação científica, técnica, cidadã e humana no espaço da educação.

São duas as modalidades de monitoria. A primeira é a Monitoria de Apoio ao Docente (MAP). Nela, o monitor bolsista ou voluntário auxilia o professor em sua prática pedagógica, na preparação de materiais didáticos de apoio ao ensino, por meio de recursos audiovisuais, de sala de aula e laboratório, aprimorando assim as práticas pedagógicas em sala de aula e fora dela, de acordo com as demandas da disciplina.

A segunda modalidade é a Monitoria de Atendimento ao Estudante (MAT). Aqui, o monitor bolsista ou voluntário faz atendimentos a outros estudantes que sintam a necessidade de algum apoio. As duas modalidades podem ter mediação online, por meio de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), e presencial.

Seleção

Para fazer parte do programa, o estudante precisa participar de uma seleção, que ocorre duas vezes ao ano, na primeira semana de aula de cada semestre letivo. A próxima, para atuação no segundo semestre de 2023, ofertará 220 bolsas de R$ 700 mensais para os 13 campi. Está interessado ou quer saber mais? Então fique atento ao edital do seu campus!

As vagas de monitoria são oferecidas em disciplinas com demandas diversas, seja para apoio àquelas que apresentam um grau maior de dificuldade ou para as que possuem um grande número de matriculados.

Os critérios de seleção dependem de cada campus e disciplina, mas, de modo geral, se pede que: o estudante esteja cursando pelo menos o 2º período; tenha sido aprovado na disciplina ou unidade curricular que caracteriza a área da monitoria pretendida; comprove haver compatibilidade entre os horários de suas atividades acadêmicas e os propostos para o desenvolvimento da monitoria; não receba outra bolsa da UTFPR, com exceção da Bolsa Permanência; não tenha sido monitor por um período maior do que dois anos; não tenha desistido da atividade de monitoria anteriormente; e não esteja respondendo a processos disciplinares.

Impactos

Um dos maiores impactos do Programa de Monitoria é a contribuição para a diminuição da evasão e para a melhoria da qualidade de ensino na graduação, com o apoio a docentes e estudantes. Nas últimas edições, foram mais de 210 bolsistas por semestre atuando nos 13 campi, com um investimento anual de aproximadamente R$ 1,5 milhão.

Com isso, são realizados centenas de atendimento tanto online como presencial. Há também o atendimento em Rede, no qual um monitor de um campus atende diversos campi com disciplinas iguais. Os resultados são positivos para todos: há um ganho de qualidade na trajetória acadêmica do monitor e muitos impactos positivos para os estudantes atendidos.