Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Tamo Junto > Quais as possibilidades na UTFPR no período de APNPs?
conteúdo

Notícias

Quais as possibilidades na UTFPR no período de APNPs?

Matrícula

Alunos da UTFPR têm quatro opções neste semestre letivo
publicado: 27/01/2021 13h41 última modificação: 31/10/2022 10h07
Aluna analisa as possibilidades do semestre na UTFPR

Aluna analisa as possibilidades do semestre na UTFPR

Falta pouco para começar as Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs) na UTFPR. O semestre letivo 2020.2 da Universidade inicia no dia 18 de fevereiro e vai até 25 de maio.

Estão previstas as ofertas de: aulas e avaliações dos cursos de graduação, técnicos e do Centro Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas (Calem); atividades curriculares teóricas e práticas; exames de suficiência; e orientação e análise de trabalhos de conclusão de curso (TCCs) e de estágios curriculares.

Saiba quais são as suas possibilidades como um estudante da UTFPR. Você pode:

1)     Fazer a matrícula para cursar as APNPs
Para isso, é só aguardar as instruções da Pró-reitoria de Graduação (Prograd) que vão enviadas por e-mail nesta semana e cumprir os prazos do cronograma de matrícula. Ao cursar as disciplinas, você tem o direito de acesso e revisão em cada uma de suas avaliações remotas. E, se perder alguma delas, não se preocupe. Vai ser possível pedir segunda chamada.

2)     Solicitar cancelamento de disciplinas*
Essa opção está aberta para todos os estudantes, incluindo os calouros.

3)     Manter o vínculo com a Instituição*, sem precisar cursar nenhuma unidade
Nesta modalidade, ficam mantidos os direitos de: acessar a Minha Biblioteca, empresar livros, participar de projetos de extensão, cursar estágio não curricular e emitir alguns documentos no Portal do Aluno.

4)     Trancar o curso*
Desta forma, vai haver o interrompimento total das atividades acadêmicas.
*Nestas três situações, é preciso ter atenção para fazer as solicitações dentro do prazo limite, de acordo com o calendário acadêmico completo, divulgado no início do semestre letivo. No caso de manutenção do vínculo, a Prograd vai encaminhar mais detalhes por e-mail de como fazer isso.

Como vão ser as APNPs?

Para evitar novos contágios durante a pandemia da Covid-19, as ações vão ser feitas por meio de plataformas digitais e por leituras, projetos, pesquisas, atividades e exercícios indicados nos materiais didáticos. As interações entre alunos e professores devem acontecer, no mínimo 20% em tempo real, no mesmo horário previsto da disciplina. O formato pode mudar para presencial, caso haja autorização pelos órgãos sanitários e pela UTFPR.
Os docentes vão ministrar todas as unidades curriculares na modalidade remota, com a realização do planejamento no sistema acadêmico, incluindo o registro dos horários e dos canais de comunicação com alunos. Somente, se houver algo que impossibilite a APNP, os profissionais devem enviar uma justificativa ao colegiado do curso ou conselho departamental. Em seguida, o processo é encaminhado à Diretoria de Graduação (Dirgrad) para homologação da não oferta.

O que fica suspenso durante as APNPs?

Este período de APNPs suspende a contagem de tempo para os processos de jubilamento, de integralização e trancamento do curso. Também está suspenso o desligamento de estudantes por três reprovações consecutivas, por reprovações em todas as unidades curriculares por dois semestres sucessivos ou por coeficiente absoluto igual ou menor a 0,3. Caso o aluno não tenha conseguido concluir TCC 2, é permitida a rematrícula automática por, no máximo, mais dois semestres.

Como fica o calendário acadêmico da UTFPR?

Vão ser ofertados três períodos letivos neste ano:
2020.2 – de 18 de fevereiro a 25 de maio
2021.1 – de 16 de junho a 4 de setembro
2021.2 – de 22 de setembro a 22 de dezembro

 

Quais as formas de apoio ao aluno da UTFPR?

Nos dois primeiros meses de 2021, foram investidos R$ 4 milhões 232 mil no Programa de Auxílio Estudantil Emergencial Covid-19. Os recursos são destinados aos estudantes de baixa renda regularmente matriculados em cursos da Universidade. O próximo edital do programa está com a publicação prevista para fevereiro.

Outro projeto é o Alunos Conectados, que distribui pacotes mensais de dados de internet de 20 GB (gigabytes) para a realização das APNPs. A primeira fase de seleção teve o resultado divulgado no dia 9 de janeiro. A segunda etapa recebe inscrições entre 22 de fevereiro e 5 de março.

Além disso, o estudante UTFPR pode solicitar apoio pedagógico, psicológico e social junto ao Departamento de Educação (Deped) e/ou Núcleo de Acompanhamento Psicopedagógico e Assistência Estudantil (Nuape). Também pode encontrar as últimas novidades na página Tamojunto e nas redes sociais oficiais.

 

Qual o contato da Secretaria da UTFPR?

Caso queira mais informações, você pode acessar a página da Secretaria. Também pode tirar suas dúvidas por e-mail do Departamento de Registros Acadêmicos (Derac) do seu câmpus.
 

Existe uma normativa sobre as APNPs?

Você pode consultar a resolução 48/2020 do Conselho de Graduação da UTFPR, que traz todas as regras para a realização destas atividades.