Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Tamo Junto > Até 30/06: inscrições para reopção, transferência e aproveitamento

Até 30/06: inscrições para reopção, transferência e aproveitamento

publicado: 29/06/2020 11h01 última modificação: 31/10/2022 10h05
Reopção, transferência e aproveitamento recebe inscrições até 30 de junho (Imagem: Decom)

Se você está interessado em mudar de curso ou de câmpus ou mesmo ingressar em algum curso da UTFPR, atenção!

As inscrições para o processo seletivo de reopção, transferência ou aproveitamento recebem inscrições até esta terça-feira, 30 de junho. Para se inscrever, basta enviar uma solicitação pela Ficha de Inscrição on-line, na página do processo seletivo.

Podem se inscrever alunos matriculados em cursos da graduação (cursando ou em trancamento), egressos, e aqueles com o diploma revalidado em instituições de ensino superior no Brasil. Cada estudante interessado deve também conhecer bem o processo seletivo, já que existem algumas diferenças na hora de solicitar uma das três opções de procedimento.

Estudantes da UTFPR

Para quem já é aluno da UTFPR e deseja solicitar a reopção de curso, é possível fazer a inscrição sem o upload de arquivos, e de acordo com a disponibilidade das vagas internas no Anexo I do edital.

Estudantes de outras instituições

Para quem é egresso os estudante de outra instituição de ensino superior, além de preencher o formulário digital, é preciso fazer o upload do histórico escolar, ementas de disciplinas cursadas (se houver) e declaração para pedido de convalidação. Além disso, também é exigido o comprovante de matrícula ou o diploma ou/certificado de conclusão, caso o curso já tenha sido concluído. Lembrando que o curso de origem deve ter autorização pelo Ministério da Educação (MEC), nos casos de transferência, e reconhecimento, nas situações de aproveitamento.

E claro, é necessário ficar atento aos pré-requisitos listados no edital. Para os interessados em realizar reopção ou transferência, é necessário estar matriculado no curso de origem e obter aproveitamento de, pelo menos, o número de horas solicitadas em disciplinas do curso desejado. O mínimo de horas aproveitadas também deve ser observado pelos egressos. A relação completa de horas requeridas pode ser conferida no Anexo I do edital.

Para mais informações, acesse a página de Reopção, Transferência e Aproveitamento da UTFPR.