Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Tamo Junto > Se liga na etapa 1 do Auxílio Estudantil da UTFPR

Se liga na etapa 1 do Auxílio Estudantil da UTFPR

Calouros e veteranos devem fazer a inscrição nas datas do cronograma
publicado: 09/02/2021 11h51 última modificação: 31/10/2022 10h07
Auxílio estudantil da UTFPR 2021 (Foto: Freepik / editada por Decom)

Saiu nesta segunda-feira (8) o edital com as regras de seleção para o programa de Auxílio Estudantil 2021 da UTFPR.

São três modalidades ofertadas:
- Alimentação: crédito para duas refeições, de segunda a sexta-feira, e mais uma no sábado, por meio do Restaurante Universitário (RU). Quando o espaço não está em funcionamento, o apoio é de R$ 100 para almoço e de R$ 100 para jantar, por depósito mensal.
- Básica: recurso de R$ 200 mensais para ajudar com custos com material didático, transporte, internet e demais despesas para estudo na UTFPR.
- Moradia: valor de R$ 300 para contribuir com o pagamento de despesas com estadia para quem precisa morar fora do domicílio de origem para estudar na Universidade.

Podem participar os alunos com renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo. Para isso, é preciso estar regulamente matriculado no técnico, na graduação ou no Stricto Sensu da UTFPR, além de cursar, pelo menos, uma disciplina.

Em regra, o auxílio estudantil não pode ser acumulado com bolsas, caso a soma seja maior que 1,5 salário mínimo. As exceções são para: os de etnia indígena, os oriundos de comunidades quilombolas ou os que recebem ajuda de custo para estabelecimento em mobilidade internacional.

A classificação dos candidatos é feita por ordem decrescente, a partir do Índice de Vulnerabilidade Socioeconômica, que inclui: questões sociais e econômicas.

Confira o passo a passo para inscrição on-line

1) Leia a lista de documentos obrigatórios no Anexo A do edital

2) Faça a digitalização, salvando os arquivos da seguinte forma:
- Formato: PDF, JPG ou PNG
- Tamanho máximo: 2MB cada
- Condições: sem rasuras, completos e, se houver, com numeração de páginas visíveis. Caso o documento tenha mais de uma página, colocar em um único arquivo.

3) Veja as datas
VeteranosIngressantes em período letivo anterior a 2020/2
08/02 a 21/02 - Veteranos 1a
- matrícula regular dentro do prazo
- participantes de Programa de Mobilidade Internacional/Dupla Diplomação
22/02 a 05/03 - Veteranos 1b
- destrancamento do curso para retorno em fevereiro de 2021
- transferência e/ou aproveitamento via edital ou ex officio, com início em fevereiro de 2021

Calouros - Ingressantes pela primeira vez no câmpus, no mesmo período de solicitação do auxílio
22/02 a 05/03 – Calouros 1c
- matrícula efetivada até o primeiro dia de aula com início em fevereiro de 2021
01/03 a 12/03 - Calouros 1d
- matrícula efetivada por chamada nominal e por vagas remanescentes.

4) Faça a inscrição dentro do prazo
- Acesse o Portal do Aluno dentro prazo, clique na opção “Inscrição Auxílio Estudantil”.
O acesso pode ocorrer em dispositivos móveis pelo navegador Google Chrome.
- Faça a autenticação novamente no sistema
- Responda ao questionário
- Preencha o quadro de composição familiar
- Selecione as modalidades do auxílio desejadas
- Faça o upload da documentação exigida no Anexo A.

5) Receba seu protocolo de inscrição
Cada estudante recebe um após a conclusão do processo.

6) Confira o resultado preliminar
Acesse diretamente no sistema nas datas indicadas no edital.

7) Fique atento ao e-mail
Se ficar algo pendente, uma notificação vai ser enviada para o e-mail principal cadastrado no Portal do Aluno. A partir do envio deste comunicado, você vai ter três dias úteis para a regularização.

8) Anote outras datas importantes
A relação de inscrições deferidas ou não vai ser publicada no dia 13 de abril, via sistema, pelo Núcleo de Acompanhamento Psicopedagógico e Assistência Estudantil (Nuape). O período para recurso acontece entre 14 e 15 do mesmo mês. O resultado da lista unificada de contemplados sai no dia 20 de abril e a lista de espera no dia 4 de maio.

Confira na íntegra o edital 5/2021.

Mais sobre o programa

Esta é a primeira etapa de concessão do auxílio estudantil da UTFPR, com período de vigência entre março de 2021 e fevereiro de 2022. Outras duas etapas também estão previstas, uma para iniciar a seleção em junho e a outra em setembro deste ano.
O programa é realizado pela Assessoria de Assuntos Estudantis (Assae) da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd).

Para mais novidades, acesse a página Tamo Junto.