Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Tamo Junto > Startup com alunos da UTFPR disputa final de concurso no Health Business Summit

Startup com alunos da UTFPR disputa final de concurso no Health Business Summit

Equipe desenvolveu solução para idosos com Alzheimer e seus cuidadores
publicado: 16/03/2022 19h17 última modificação: 31/10/2022 10h10
Quebra-cabeça que resgata memórias familiares do paciente com Alzheimer é uma das soluções propostas pela startup Cuca

Uma startup que busca desenvolver soluções simples e de baixo custo para melhorar o tempo de convivência entre o idoso com Alzheimer e o seu cuidador. Esta é a proposta da Cuca, criada para disputar o concurso cultural “Tirando do papel ideias que salvam vidas”, da Health Business Org (HB-Org). Após conquistar no ano passado o primeiro lugar em um dos 15 eventos satélites da competição, agora a Cuca irá apresentar seu pitch na final, que acontece durante o Health Business Summit, nos dias 08 e 09 de abril, em Belo Horizonte.

Entre as soluções pensadas pela startup está um quebra-cabeça personalizado com uma foto que ajuda a resgatar a memória familiar do idoso. Enquanto o paciente resolve o quebra-cabeça, o cuidador pode descansar e ter um tempo de qualidade em sua rotina de trabalho. O jogo virou um produto, com as primeiras unidades já vendidas, e pode ser comprado pelo Instagram (no perfil @cuca.jogos).

Além dos produtos, a equipe da Cuca está desenvolvendo o site da startup, que será lançado em breve. Com isso, as vendas passarão para o site, que também irá disponibilizar jogos gratuitos. Após este lançamento, será a vez de desenvolver um aplicativo voltado para os cuidadores, com dicas de geriatras e terapeutas ocupacionais e possibilidade de troca de experiências entre os usuários.

A Cuca é formada por cinco estudantes da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da UTFPR. Fazem Medicina na UFPR Evelize Behrens, Karen Ribeiro e Pedro Murad. Já os alunos da UTFPR são Iagor Carvalho, de Engenharia Elétrica, e Marco Antonio Przybysz, de Engenharia Mecatrônica. Entre os integrantes da startup, três possuem casos de Alzheimer na família. Por isso surgiu a ideia de atender pacientes dessa doença e pessoas que cuidam deles. “Sabemos o quão difícil é o dia a dia de cuidadores formais e informais. Então começamos a pensar em soluções para deixar esta rotina mais leve”, conta Iagor.

A equipe considerou, além da experiência pessoal, dados e estatísticas para desenvolver produtos voltados para pacientes de Alzheimer, uma doença que cresce exponencialmente, e cuidadores de idosos, grupo no qual o índice de depressão é alto. Aliada à busca por amenizar uma dor latente e crescente está a opção pela simplicidade e por um bom custo-benefício das soluções. “Percebemos que pensamos diferente de outros participantes da competição, que propunham soluções altamente tecnológicas e complexas para problemas específicos. E é exatamente esse nosso ponto forte: materializar a tecnologia para um idoso que tem dificuldade para acessá-la e dar voz a um cuidador de idosos que muitas vezes se sente sozinho e deprimido”, explica Iagor.

Caso fique em primeiro lugar na etapa nacional, a Cuca irá receber um prêmio de R$ 100 mil. Se isso acontecer, a equipe pretende investir todo o valor do prêmio no projeto, seja para o refino de ferramentas já desenvolvidas ou para a criação de novas.