Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Tamo Junto > Times da UTFPR conquistam pódio do Hackathon 2022

Times da UTFPR conquistam pódio do Hackathon 2022

Desafio Stellantis

Equipes ficaram com o 2º e o 3º lugar da competição
publicado: 08/11/2022 11h06 última modificação: 08/11/2022 20h27
Equipe Licon reunida no Campus (Foto: Divulgação)

A UTFPR teve duas equipes premiadas na categoria de Ensino Superior no Hackathon 2022, no dia 3 de outubro. A competição contou com a participação de mais de 400 estudantes da UTFPR e do Instituto Federal do Paraná (IFPR).

A galera enfrentou o desafio on-line de criar soluções para a empresa automobilística Stellantis, que detém as marcas Fiat, Jeep e Citroen.

Com isso, a EcoDelta, do Campus Cornélio Procópio, conquistou com a 2ª posição, com os estudantes Alexandre Catsuqui, Guilherme Bueno da Silva, João Tanzawa, Matheus Lopes e Pedro Lima. Já Licon, do Campus Ponta Grossa, atingiu a 3ª colocação, com Bruna Serillo, João Pedro Silva, Lucas Calligaris, Matheus Laia e Taysa Banik.

Os projetos fizeram a análise entre a relação entre a emissão de emissão de dióxido de carbono (CO₂) e a eficiência energética de um veículo. “Nossa solução foi em busca da mobilidade sustentável, por meio da energia limpa, a fim da redução de poluentes”, afirma Alexandre Catsuqui.

Os grupos fizeram isso de modo virtual, em apenas 48 horas, depois de passar por treinamentos com os softwares de modelagem computacional, Matlab e Simulink. “Foi uma experiência bem legal, em que aprendi bastante, tanto com os cursos que foram ministrados quanto com o desafio em si”, relata Bruna Serillo.

A premiação prevê os valores de R$ 1,5 mil e de R$ 2,5 mil, a serem divididos entre os integrantes dos times. A equipe EveryGreen do IFPR, que ficou em primeiro lugar, deve receber a quantia de R$ 5 mil.

Parabéns a todos! 😊

Mais sobre
O Hackathon é uma competição que reúne estudantes para resolver problemas, dentro de uma temática ou área, duas modalidades: técnico e ensino superior. Antes do evento, os participantes participam de capacitações de nivelamento e então aplicam conhecimentos e ideias, junto aos softwares Matlab e Simulink.