Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Tamo Junto > Tudo o que você precisa saber para começar o ano na UTFPR

Tudo o que você precisa saber para começar o ano na UTFPR

Bem-vindos!

publicado: 02/03/2020 14h55 última modificação: 31/10/2022 10h05
Foto: Freepik editada

A página Tamojunto traz para você algumas dicas para começar com tudo o ano letivo na UTFPR. Bora?

Uma das primeiras coisas a se conhecer é o Portal do Aluno. É por essa plataforma que dá pra checar a grade horária e as ementas do seu curso e ainda fazer procedimentos, como a rematrícula.

Você também pode anotar na agenda as principais datas do Calendário Acadêmico. Além das férias no meio e no final do ano, tem um momento em que os estudantes dão uma pausa nos semestres. É de 4 a 9 de maio e de 12 a 17 de outubro que a galera recarrega as energias, enquanto os profs participam das Semanas de Planejamento e Capacitação.

🍛 E, se bater aquela fome, que tal ir para o Restaurante Universitário (RU) da UTFPR?
Neste mês, os RUs voltaram a servir almoço ou jantar pelo preço de R$3,50 por pessoa. O valor, que antes era de R$4,50, foi reduzido depois que o governo federal liberou o recurso que tinha sido contingenciado.

💲 Ainda, tem como conseguir uma ajuda financeira da Universidade.
Então, não esqueça de se candidatar ao Programa de Auxílio Estudantil, que envolve os auxílios: alimentação, moradia e básico. A prioridade é dos estudantes com renda familiar mensal per capita de até um salário mínimo e meio nacional. As inscrições são de:
- 3 a 6 de março para veteranos 1b e calouros 1a*;
- de 4 a 10 de março para calouros 1b-CN*;
- e de 17 a 25 de março para calouros 1b-VR*.

🌎 Para saber sobre outros projetos e programas, fique ligado nas áreas de pesquisa e inovação e de extensãoacadêmicainstitucionalcultural e principalmente a internacional. Ali você vai poder conferir as oportunidades de intercâmbio e dupla diplomação da UTFPR com as instituições parceiras.

🤗 E, quando estiver com dúvidas nos processos acadêmicos, entre em contato com a coordenação do seu curso ou com o Departamento de Registros Acadêmicos (Derac), que é a nossa Secretaria.
Já, se precisar de mais um apoio diante de alguma dificuldade, fale com o Núcleo de Acompanhamento Psicopedagógico e Assistência Estudantil (Nuape).

📚 Também não deixe de usar a estrutura das nossas Bibliotecas.
 Dá pra emprestar livros em um acervo de mais 420 mil volumes físicos, além de poder acessar e até fazer download de mais de 8 mil livros digitais, 17 mil normas técnicas, 45 mil periódicos e 180 mil e-books. Você pode encontrar aquilo que quer pela ferramenta de busca integrada Bibliotec.

📱 Por fim, tem o aplicativo UTFPR Mobile para acessar as informações acadêmicas e o cardápio do RU. Baixe na Apple Store ou no Google Play. E fique por dentro das principais novidades aqui pela Tamojunto e nossas redes sociais
(facebook twitter instagram youtube flickr linkedin).

Sejam bem-vindos!

Veteranos 1b:
- Alunos que ingressaram antes de 2020.1 e os que destrancaram curso/programas de mobilidade nacional e/ou internacional, com retorno às atividades neste ano.
- Veteranos reingressantes via Sisu.
- Estudantes que ingressaram, via edital de transferência e/ou aproveitamento de curso ou ex officio, para início das atividades neste ano.
Calouros 1a:
- Alunos ingressantes no câmpus no mesmo semestre de solicitação do auxílio, com matrículas efetivadas até o 1º dia de aula de 2020.1.
Calouros 1b-CN:
Alunos ingressantes no câmpus, via Chamada Nominal, no mesmo semestre de solicitação do auxílio, com matrículas efetivadas após o 1º dia de aula de 2020.1.
Calouros 1b-VR:
Alunos ingressantes no câmpus, via Vagas Remanescentes, no mesmo semestre de solicitação do auxílio, com matrículas efetivadas até o 1º dia de aula de 2020.1.