Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Tamo Junto > Tudo que você precisa saber sobre as Normas da ABNT

Tudo que você precisa saber sobre as Normas da ABNT

Graduação

Saiba como formatar seus trabalhos acadêmicos
publicado: 27/05/2021 10h20 última modificação: 31/10/2022 10h09
Antes de começar o projeto, alunos da UTFPR podem consultar a plataforma GedWeb (Foto: Freepik editada)

Vai fazer uma produção científica na universidade? Então se liga nas regras de formatação criadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas: as famosas normas da ABNT.

Elas são um padrão exigido para trabalhos universitários, como dissertações, teses ou o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Antes de começar a escrever o seu projeto, vale conferir o padrão exigido para resumo, sumário, texto, referência e citação, entre outros.

Para conhecer todas essas diretrizes, os estudantes da UTFPR contam com um buscador on-line exclusivo. Veja mais informações e algumas dicas que separamos a seguir:

🔍 Como encontro uma norma da ABNT?

1. Acesse o portal GedWeb
  2. Entre com o login e a senha do Portal do Aluno
  3. Insira seu e-mail
  4. Digite o código* desejado
       *Você pode encontrar a lista de todos códigos mais usados para trabalhos acadêmicos
          na página com orientações para  trabalhos acadêmicos da Biblioteca.
  5. Escolha a opção ‘Normas Brasileiras/Mercosul’
  6. Clique em ‘Buscar’
  7. No canto direito da tela, selecione ‘Visualizar’ para ver o documento na íntegra
  8. Clique no ícone da impressora para salvar em PDF

📑 Quais são os elementos obrigatórios?

As teses, dissertações ou os TCCs precisam conter, obrigatoriamente, os seguintes itens:
   - Capa - nome da instituição, nome do curso, nome do autor, título do trabalho, subtítulo (se houver), cidade e ano
   - Folha de rosto
   - Folha de aprovação
   - Resumo
   - Abstract
   - Sumário
   - Corpo do trabalho - introdução, desenvolvimento e conclusão
   - Referências bibliográficas
Para conferir a lista com elementos opcionais, busque por NBR 14724/2011 em Normas Brasileiras/Mercosul no portal GedWeb.

💻 Como o texto deve ser formatado?

As regras básicas de formatação no corpo do trabalho são:
   - Fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12
   - Texto justificado
   - Parágrafos iniciam com recuo de 2 cm
   - Espaçamento de 1,5 cm
   - Título do trabalho em negrito
   - Para legendas e rodapés, fonte tamanho 10
Para mais informações, busque por NBR 14724/2011 em Normas Brasileiras/Mercosul no portal GedWeb.

📌 Como devem ser as margens e a paginação?

Nos padrões da ABNT, um trabalho acadêmico deve possuir a margem inferior e direita com 2 cm de distância de borda, enquanto a margem superior e esquerda deve ter 3 cm.

A contagem de páginas deve ser feita a partir da folha de rosto, que é sempre a página 1 do trabalho. Apesar disso, a numeração só deve começar a aparecer a partir da página de introdução. Esses números devem estar sempre posicionados no canto superior direito, a 2 cm da margem.

📌 Como fazer o resumo?

O resumo é um dos elementos obrigatórios de trabalhos, como o TCC, e precisa ser feito tanto em português como em uma língua estrangeira. As duas versões devem ser apresentadas em apenas um parágrafo cada, redigidas em terceira pessoa e seguidas por palavras-chave sobre o conteúdo da produção acadêmica.
Para mais informações, busque por NBR 6028/2003 em Normas Brasileiras/Mercosul no portal GedWeb.

📌 Como fazer citações?

Existem três tipos de citações, que servem para apontar uma ideia ou um fato, com base em uma fonte de informação.
   - Citações curtas e diretas
De até 3 linhas, no corpo do texto, entre aspas duplas. Identificam o autor por seu sobrenome, seguido do ano de publicação e número da página onde está o texto original.
Por exemplo:
Barbour (1971, p. 35) descreve: "O estudo da morfologia dos terrenos [...] ativos [...]"

- Citações indiretas
Com a indicação do sobrenome do autor e ano de publicação. Neste caso, colocar o número da página da obra é opcional. Por exemplo:
A ironia seria assim uma forma implícita de heterogeneidade mostrada, conforme a classificação proposta por Authier-Reiriz (1982).

- Citações longas e diretas
Com mais de 3 linhas, são feitas em um parágrafo à parte. Elas devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto utilizado e sem aspas. Confira o exemplo:

Para conferir as regras de citação na íntegra e outros exemplos, busque por NBR 10520/2002 em Normas Brasileiras/Mercosul no portal GedWeb.

📌 Como fazer referências bibliográficas?

Quando citar uma fonte de informação no trabalho, é preciso inserir nas referências. Os elementos essenciais para livros e/ou folhetos são:
   - Autor
   - Título
   - Subtítulo (se houver)
   - Edição (se houver)
   - Local
   - Editora
   - Data de publicação

Quando necessário, é possível acrescentar elementos complementares para melhor identificação da obra, como o número de páginas, o título original (se o livro for de língua estrangeira), o tradutor responsável e o número ISBN (Padrão Nacional de Numeração de Livro). Confira os exemplos:

Apenas elementos essenciais:
JUNG, Carl G. et al. O homem e seus símbolos. HarperCollins Brasil, 2016.

Com elementos complementares:
JUNG, Carl G. et al. O homem e seus símbolos. Tradução: Maria Lúcia Pinho. HarperCollins Brasil, 2016. 448 p. Título original: Man and His Symbols. ISBN 85-9508-146-8.

Estes exemplos são apenas para ilustrar as formas mais comuns aceitas pela ABNT. Como existem inúmeras variações, de acordo com as características de cada obra, vale verificar a regra específica a ser aplicada.
Para acessar o documento sobre referências na íntegra, basta entrar no portal da GedWeb e procurar por NBR 6023/2018 em Normas Brasileiras/Mercosul.

😉 Mais informações

Você também pode consultar a página com orientações para entrega de trabalhos acadêmicos da Biblioteca para saber mais.