Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Tamo Junto > UTFPR conquista 1º e 2º lugar em categorias da Robocore Experience

UTFPR conquista 1º e 2º lugar em categorias da Robocore Experience

Competição

Overload e Crossbots conquistaram títulos em competição de robótica das Américas
publicado: 24/08/2023 09h30 última modificação: 24/08/2023 09h53
Exibir carrossel de imagens Equipe Overload do Campus Cornélio Procópio (Foto: Divulgação)

Equipe Overload do Campus Cornélio Procópio (Foto: Divulgação)

Os times Crossbots, do Campus Curitiba, e Overload, do Campus Cornélio Procópio, levaram ouro e prata nas categorias de Batalha de Robôs e de Entretenimento ao Público, na Robocore Experience.

O evento aconteceu dentro da Campus Party, de 26 a 30 de julho, em São Paulo, reunindo mais de mil competidores de diferentes países das Américas do Sul, Central e do Norte.

Veja a seguir como foi o desempenho de cada equipe da Universidade.

Batalha de Robôs
O Crossbots obteve o 1º lugar da modalidade Fairweight, em um combate entre 40 robôs de até 150g. Para participar destas batalhas, os competidores têm que atender os requisitos técnicos e de segurança. O objetivo é imobilizar ou destruir o robô oponente, com a possibilidade de obter pontos por dano ou agressividade, a serem atribuídos por três juízes de arena. A cada confronto, o time precisou se adaptar. “Uma luta nunca é igual a anterior e sempre tem algum fator surpresa nos aguardando. Pode ser um adversário com um ponto forte que não esperávamos ou até mesmo o fator de iluminação do ambiente que acaba atrapalhando algum dos nossos sensores”, explica o membro do time, Cesar Tkatchuk.

Para o estudante, o diferencial deles está na manufatura aditiva para a elaboração de peças complexas ou adaptações eletrônicas, além de utilizar a impressão 3D com materiais flexíveis voltados para impactos. “Também utilizamos nossos conhecimentos provenientes da nossa formação, projetamos e produzimos placas de circuito impresso, para atender as nossas demandas, aliado com técnicas de programação e processamento de dados”, detalha Tkatchuk.

Além disso, a equipe conseguiu 7º, 12º e 13º lugar na modalidade Antweight; 21º e 26º lugar em Seguidores de linhas; e 11º e 17º no Mini Sumo.

Entretenimento
A Overload do Campus Cornélio Procópio conquistou a 2ª colocação e venceu o troféu ‘Originalidade’ na categoria Artbot, de entretenimento ao público. Trata-se de um jogo de desativação de uma bomba em seis minutos, por meio da resolução de alguns problemas. “Para isso, a pessoa deve ler o manual e aprender como resolver os quatro desafios que estão na maleta. Além disso, existem LEDs na maleta que mudam a forma de resolver os desafios, dependendo da luz que estiver acesa”, afirma uma das integrantes do time, Isabela Martins.

Nesta modalidade, os robôs tinham que ter um funcionamento de fácil compreensão para os visitantes e operar durante todo o evento, de modo seguro, sendo proibido conter partes afiadas, pontiagudas ou com risco de esmagamento.

Para Isabela, foi muito gratificante concorrer com equipes criativas com projetos de alto nível, fazendo valer a pena a jornada extensa, das 10h às 20h, durante quatro dias seguidos. “Surpreendemos os jurados e conquistamos o público do evento com a criatividade. O projeto foi o mais divertido e interativo, cativando crianças, adultos e famílias”, conta Martins.

A Overload também obteve outras classificações: 25º lugar na categoria Seguidor de Linha Pro; 19º no Sumo Mini; 18º na Battlebot Beetleweight.

Apoio da UTFPR
Para poder competir, ambas as equipes contaram com o apoio institucional da UTFPR, por meio do edital de auxílio à participação em eventos da Assessoria de Assuntos Estudantis (Assae) da Pró-reitoria de Graduação (Prograd).

Quer fazer parte destes times? Conheça mais sobre eles nas redes sociais:
Crossbots e Overload