Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Tamo Junto > UTFPR contempla mais de 2 mil alunos com o Auxílio Estudantil

UTFPR contempla mais de 2 mil alunos com o Auxílio Estudantil

Resultado foi publicado nesta sexta-feira, dia 23 de abril
publicado: 23/04/2021 19h33 última modificação: 31/10/2022 10h08
Processo fez uma mudança na seleção para atender demandas dos alunos (Foto Freepik editada)

Saiu o resultado do programa de Auxílio Estudantil nesta sexta-feira, dia 23. A sua inscrição pode ser uma das 3.400 deferidas. São 2.338 alunos da UTFPR que vão receber o benefício na primeira etapa 😄

Atenção! Nesta edição, foi estabelecida uma nova sistemática, baseada no índice de vulnerabilidade socioeconômica. Desta forma, primeiro, foi considerado o grupo prioritário, formado por estudantes que obtiveram mais de 115 pontos no indicador, nos termos do edital. Em seguida, a concessão foi realizada por modalidade de auxílio.

🤔 Entenda como ficou a ordem de contemplação do Auxílio Estudantil:
1) Todos os auxílios solicitados ao grupo prioritário.
2) Básico, recurso de R$200 mensais, para ajudar com custos, como material didático, transporte e internet.
3) Moradia, valor de R$ 300 por mês, para contribuir com o pagamento de despesas com estadia para quem precisa morar fora do domicílio de origem para estudar na Universidade.
4) Alimentação: recurso de R$ 100 para almoço e de R$ 100 para jantar.

💠 Nova forma de contemplação
Esta ordem prioridade foi determinada para atender a demanda dos alunos, em uma pesquisa realizada no final de 2020, junto ao Diretório Central de Estudantes (DCE). “A matriz foi definida com a aprovação da equipe técnica e da gestão, em comum acordo com o movimento estudantil”, afirma Weslei Amancio, responsável pela Assessoria de Assuntos Estudantis (Assae).

Anteriormente, o Auxílio Alimentação era concedido para todos os deferidos e o valor restante era aplicado para Moradia e Básico. “Este modelo foi questionado, pois R$100 é extremamente significativo para estudantes com 110 pontos, porém não tanto para os quem somam 60 pontos”, conclui.

Também foi modificado o processo de seleção, que passou a ser 100% digital, em uma plataforma desenvolvida pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DIRGTI). Além disso, o acompanhamento e a análise de cada situação foram feitos por avaliadores dos 13 câmpus, sob a organização e a supervisão de uma comissão específica.

💰 Pagamento da etapa 1
A etapa 1 vai conceder o apoio financeiro entre março de 2021 e fevereiro de 2022. Confira como vai ser o pagamento:
❏ Contemplados na etapa 1 em maio deste ano: recebem as parcelas correspondentes a março e abril conjuntamente.
❏ Contemplados na etapa 1 e que também receberam alguma modalidade do edital 15/2020 em março/2021: recebem a parcela a partir de abril do ano corrente.

✅ Inscrições para etapa 2
Se você quiser se inscrever na próxima fase, prevista para junho deste ano, confira os detalhes na página do edital.

⚠ Questão orçamentária
No total, a Universidade destinou R$ 12 milhões para esta primeira etapa do Auxílio Estudantil. Nas outras fases, há a previsão para aplicação de mais R$ 4 milhões no programa.

A Assae também utilizou recursos próprios para ampliar a concessão. “O Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), do Ministério da Educação, é voltado apenas para a graduação. Por isso, foi aportado R$333.764 da UTFPR para atender alunos do técnico e da pós-graduação Stricto Sensu”, detalha o gestor.

Para Amancio, o recurso foi impactado pelo corte orçamentário de 20%, do governo federal. “Passamos de R$ 20.993.811 para R$16.744.303. Esse fator vai implicar em um menor número de contemplados, não apenas em relação ao ano passado, mas na média histórica”, explica.

Com isso, a UTFPR conseguiu contemplar cerca de 70% das  inscrições na primeira etapa. No total, foram 4.806 registradas, com 13.906 membros de grupos familiares cadastrados e 81.691 documentos comprobatórios apresentados.