Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Tamo Junto > Veteranos devem fazer requerimento de matrícula a partir de 09 de fevereiro

Veteranos devem fazer requerimento de matrícula a partir de 09 de fevereiro

2023.1

Esta é a primeira etapa do processo de matrícula para o semestre letivo 2023.1
publicado: 06/02/2023 19h53 última modificação: 06/02/2023 19h56
Veterano deve ficar atento às datas do processo de matrícula do seu campus (Foto: Freepik [modificada])

Irá começar nos próximos dias o período de matrículas para os veteranos dos cursos de graduação e técnico da UTFPR. Os alunos deverão iniciar o processo pelo requerimento de matrícula, levando em conta as datas constantes no cronograma de cada campus. A escolha das unidades curriculares e dos horários de interesse dos estudantes é feita no Portal do Aluno.

Para auxiliar, o sistema oferece uma sugestão de matrícula, de acordo com a matriz do aluno e horários disponíveis. O estudante tem autonomia para montar sua própria grade, podendo aceitar a sugestão dada ou realizar as alterações que achar necessárias. Nesta etapa, só é possível se matricular nas turmas ofertadas para as matérias que compõem a matriz curricular do seu curso ou que sejam equivalentes. Além disso, a vaga não está garantida, pois se trata apenas de uma solicitação.

A segunda etapa é de ajuste e confirmação e se inicia a partir de 16 de fevereiro. Nela, o estudante recebe a confirmação de matrícula com o resultado das unidades curriculares solicitadas e, caso não tenha conseguido vaga em alguma turma, pode solicitar matrícula em outra que esteja disponível. Nesta etapa, também só é possível se inscrever em matérias que compõem sua matriz.

Após o ajuste e confirmação, há a etapa de inclusão, a partir de 17 de fevereiro. Aqui, o aluno pode solicitar matrícula em outras unidades curriculares de seu curso ou de outros cursos do seu campus. Também é nesta etapa que é possível se matricular em unidades de enriquecimento curricular, ou seja, que não pertencem à matriz do curso do estudante. A cada semestre letivo, é possível escolher até três unidades curriculares como enriquecimento curricular, sendo vedada, para este fim, a inscrição em estágio curricular obrigatório, trabalho de conclusão de curso e atividades complementares. Além da inclusão, neste período, o estudante pode solicitar cancelamento de matérias nas quais já conseguiu vaga.

Por fim, há a matrícula intercampus, quando é possível solicitar a inclusão de unidades curriculares em outros campi. Esta etapa tem uma data única para todos os 13 campi: 01 de março. Para poder fazer a matrícula intercampus, o estudante precisa estar regularmente matriculado em pelo menos uma unidade curricular no seu campus de origem. Serão levadas em consideração a existência de vagas, coincidências de horário e a carga horária máxima permitida contando todas as unidades curriculares matriculadas.

Nas três últimas etapas do processo de matrícula (ajuste, inclusão e intercampus), o preenchimento das vagas se dá por ordem de solicitação.

O primeiro semestre letivo de 2023 na UTFPR irá começar no dia 02 de março e vai até  08 de julho, conforme o calendário acadêmico.

Para não perder os prazos, confira o cronograma de matrícula de 2023.1. E em caso de dúvidas, acesse a página de matrícula e assista ao vídeo com instruções para se matricular no primeiro semestre de 2023.