Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Tamo Junto > Vigência do Auxílio Estudantil 2022-2023 é prorrogada para abril

Vigência do Auxílio Estudantil 2022-2023 é prorrogada para abril

Inicialmente os pagamentos seriam feitos somente até fevereiro de 2023
publicado: 16/02/2023 13h07 última modificação: 16/02/2023 13h07
Estudantes contemplados no último edital receberão auxílios básico e moradia até março e alimentação até abril (Foto: Freepik [modificada])

A Assessoria de Assuntos Estudantis (Assae) da UTFPR prorrogou a vigência das bolsas de auxílio estudantil para março e abril deste ano. Assim, os estudantes contemplados no Edital nº 02/2022 - Prograd/Assae receberão os auxílios básico e moradia até março e alimentação até abril. Antes da retificação do edital realizada nesta quarta (dia 15), a concessão das bolsas seria encerrada este mês. Segundo a Assae, aproximadamente 3.500 alunos serão beneficiados com a prorrogação.

A medida foi tomada por causa do calendário proposto para o processo de seleção do auxílio estudantil 2023-2024, cujo edital deverá ser publicado no dia 24 de fevereiro. A previsão é que, na primeira etapa de seleção, a publicação dos resultados com os contemplados esteja disponível somente no final de abril, com o efetivo pagamentos dos auxílios apenas em maio. “A prorrogação do auxílio 2022-2023 mostra-se necessária para diminuir o tempo em que o estudante ficará sem receber os benefícios”, explica Weslei Amâncio, coordenador da Assae.

Como o início da vigência do edital do auxílio 2023-2024 será no próximo mês, os valores referentes às bolsas de março e abril deverão ser pagos de forma retroativa. No entanto, não haverá duplicidade de recebimento de mesma modalidade de auxílio estudantil por aluno. “Os estudantes contemplados no próximo edital não receberão nos meses de março e abril de 2023 as modalidades que já tenham recebido nestes meses pelo edital de 2022-2023”, esclarece o coordenador da Assae.

De acordo com Weslei Amâncio, a prorrogação é uma das medidas que buscam contribuir na oferta de melhores condições para a permanência e desempenho acadêmico de milhares de estudantes participantes do Programa de Auxílio Estudantil da UTFPR (PAE). “Com isso, é possível minimizar os impactos das situações de vulnerabilidade socioeconômica nos fatores de retenção e abandono dos cursos”, afirma.

Mais informações estão disponíveis na página do Edital nº 02/2022 - Prograd/Assae.